Secções
Entrar

Morreu Osamu Suzuki, presidente e diretor da Suzuki por mais de quatro décadas

Lusa 27 de dezembro de 2024 às 09:37

Casado com a neta do fundador do grupo Suzuki, Osamu Suzuki entregou o cargo de máxima responsabilidade na empresa ao filho, Toshiro Suzuki, em 2016.

O presidente e diretor do fabricante de automóveis Suzuki por mais de quatro décadas Osamu Suzuki morreu na quarta-feira, 25 de dezembro, aos 94 anos, devido a um linfoma maligno, revelou hoje a estação pública japonesa NHK.

REUTERS/Issei Kato/File Photo

Suzuki, que ajudou a transformar a empresa num fabricante global, deixou o cargo em 2021, aos 91 anos, e tornou-se consultor da empresa fundada em 1909.

Em 2016, deixou o cargo de diretor executivo da fabricante japonesa devido ao escândalo de manipulação de dados de emissões que a empresa então enfrentava, mas manteve o cargo de presidente a título honorário.

Sob a sua liderança, a empresa conseguiu expandir as suas vendas internacionalmente e tornar-se um 'player' importante em mercados como a Índia, tendo selado uma aliança de capital com o líder automóvel japonês - Toyota - para desenvolver em conjunto veículos com sistemas de condução autónoma.

Casado com a neta do fundador do grupo Suzuki, Osamu Suzuki entregou o cargo de máxima responsabilidade na empresa ao filho, Toshiro Suzuki, em 2016.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela