Secções
Entrar

Metro de Lisboa recebe prémio de produtividade

Leonor Riso 19 de junho de 2023 às 17:04

Porém, foram analisados dados até 2019. "Distinção atesta o trabalho árduo e a dedicação dos nossos profissionais", salienta presidente do Conselho de Administração.

O Metropolitano de Lisboa foi distinguido como o que mais melhorou a produtividade entre 2012 e 2019 pela Sociedade Mundial de Investigação de Transportes (World Conference on Transport Research Society ou WCTRS). O meio de transporte da capital portuguesa ficou à frente das cidades de Changsha na China, Osaka no Japão, Daejeon na Coreia do Norte ou Miami, nos EUA. Contudo, foram considerados dados sobre produtividade até 2019, pré-pandemia. 

A associação avaliou índices de produtividade e de gestão para destacar "as cidades que lideram o caminho em transportes urbanos eficientes e rentáveis", lê-se norelatóriocujo objetivo principal foi destacar as cidades com um sistema de metropolitano mais eficiente. Neste campo, foram distinguidas as cidades de Madrid (Espanha), Shenzhen (China), Kobe (Japão), Gwangju (Coreia do Sul), Hydebarad (Índia), Nova Iorque (EUA) e Toronto (Canadá).

As regiões analisadas foram a Europa, China, Japão, Coreia, Índia, e EUA/Canadá. De acordo com comunicado do Metropolitano de Lisboa, foi feita uma "análise comparativa dos Relatórios e Contas das operadoras de transporte, permitindo identificar aqueles que mais se destacam em termos de eficiência e produtividade".

"Esta distinção (…) atesta o trabalho árduo e a dedicação dos nossos profissionais e reforça o nosso compromisso em fornecer transportes públicos eficientes e fiáveis aos nossos clientes, lisboetas, pendulares e visitantes", considerou Vítor Domingues dos Santos, presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, citado na mesma nota.

A entrega de prémios vai ocorrer em Montreal, Canadá, entre 17 e 21 de julho durante a Conferência Mundial da World Conference in Transport Research. No evento, marcarão presença 1.500 académicos, investigadores e representantes políticos de mais de 100 países de 6 continentes, indica o Metropolitano de Lisboa em comunicado.

A Sociedade Mundial de Investigação de Transportes descreve-se, no site oficial, como "um fórum para a troca de ideias entre investigadores, gestores, policy makers e educadores na área dos transportes de todo o mundo". Segundo o relatório, este foi elaborado comparando dados de mais de 50 cidades e regiões metropolitanas na Ásia, Europa e América do Norte entre diferentes anos de 2012 a 2022. Devido à pandemia de covid-19, foram considerados os resultados de produtividade até 2019, ignorando os dados a partir de 2020.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela