Secções
Entrar

Maioria das pensões aumenta 2,8% e complemento solidário sobe 6,24% no próximo ano

Negócios 30 de dezembro de 2025 às 11:30

Portarias publicadas em Diário da República confirmam a atualização das pensões e do complemento solidário para idosos

As pensões e outras prestações sociais atribuídas pela Segurança Social vão ser atualizadas em 2026 com aumentos que podem ir até 2,8%, segundo duas portarias publicadas em Diário da República. 
Caixa Geral de Aposentações, reformas, reformados
Assim, os reformados que recebem pensões até 1.074 euros, que correspondem à esmagadora maioria, podem contar no próximo ano .    As pensões com montantes entre duas e seis vezes o IAS - até 3.222,78 euros - terão um aumento de 2,27%, enquanto as pensões de valor superior a seis vezes o IAS serão atualizadas em 2,02%. As pensões acima de 6.445,56 euros ficam, em regra, excluídas da atualização, com exceções previstas na lei. As pensões por incapacidade permanente e por morte resultantes de acidentes de trabalho serão atualizadas em 2,80% no próximo ano. O Governo procedeu ainda à atualização do valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI). A partir de 1 de janeiro de 2026, o valor anual de referência do CSI passa para 8.040 euros, o que corresponde a uma O aumento enquadra-se na trajetória definida pelo XXV Governo Constitucional para elevar gradualmente este apoio até um valor de referência equivalente a 870 euros mensais em 2029, com o objetivo de reforçar o combate à pobreza entre os idosos com rendimentos mais baixos.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela