Secções
Entrar

Inflação anual dispara em Espanha para 5,5%, o maior aumento desde 1992

28 de outubro de 2021 às 09:25

Índice provisório de preços no consumidor para outubro indica que a subida da inflação foi de um ponto e meio acima da anual de setembro (4%).

O nível dos preços continuou a aumentar em outubro em Espanha, impulsionados pelas subidas na eletricidade e nos combustíveis, mais 5,5% em relação ao mesmo mês de 2020, a taxa mais alta desde 1992.

O Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) publicou hoje o índice provisório de preços no consumidor (IPC) para outubro, que também indica que a subida da inflação foi de um ponto e meio acima da anual de setembro (4%).

Se o valor provisório da inflação anual for confirmado a 12 de novembro, será confirmada a aceleração dos preços dos últimos meses.

A inflação atual é explicada pelo aumento dos preços da eletricidade e, em menor medida, dos combustíveis e lubrificantes para veículos pessoais, que eram mais baratos em outubro do ano passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela