Secções
Entrar

INE confirma hoje crescimento económico do 1.º trimestre

30 de maio de 2018 às 07:52

O INE divulga esta quarta-feira o destaque das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre deste ano, depois de ter revelado que a economia portuguesa cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deve confirmar esta quarta-feira que a economia portuguesa desacelerou no primeiro trimestre deste ano, por ter crescido 2,1% em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O INE divulga hoje o destaque das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre deste ano, depois de ter revelado, na estimativa rápida de 15 de maio, que a economia portuguesa cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano face ao último trimestre de 2017 e avançou 2,1% em termos homólogos.

A confirmarem-se estes números, isto significa que a economia abrandou neste primeiro trimestre, não só face aos últimos três meses de 2017, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,7% em cadeia, mas também em termos homólogos, uma vez que entre Janeiro e Março do ano passado aumentou 2,4%.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais no primeiro trimestre, em termos homólogos, a "procura externa líquida registou um contributo mais negativo, em resultado da desaceleração mais acentuada das exportações de bens e serviços do que a registada nas importações de bens e serviços".

Além disso, o contributo positivo da procura interna "estabilizou no primeiro trimestre, verificando-se uma ligeira desaceleração do consumo privado, enquanto o investimento apresentou um crescimento ligeiramente mais acentuado, determinado pelo comportamento da variação de existências, reflectindo o efeito base do contributo negativo verificado no primeiro trimestre de 2017", explica o INE.

Comparativamente com o quarto trimestre de 2017, "o contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB foi negativo, após ter sido positivo no trimestre anterior, observando-se um aumento das importações de bens e serviços superior ao das exportações de bens e serviços".

Já a procura interna teve um contributo positivo para o PIB, que aumentou no primeiro trimestre, "em resultado da aceleração da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e do consumo privado".

A estimativa rápida para o crescimento do PIB no primeiro trimestre ficou abaixo da média de estimativas de analistas e grupos económicos recolhidas pela agência Lusa.

O Governo prevê um crescimento económico de 2,3% este ano, em desaceleração face à expansão do PIB em 2017 (de 2,7%). Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco de Portugal apresentam a mesma estimativa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela