Secções
Entrar

"Greedflation": Empresas agravaram custo de vida para terem mais lucros

Diogo Barreto 07 de dezembro de 2023 às 18:11

Um relatório aponta que várias empresas britânicas aproveitaram-se da inflação para aumentarem os seus lucros e pede que "lucros extraordinários" sejam mais taxados.

O que causou a crise inflacionista que assola o mundo? Vários elementos terão contribuído, desde as políticas monetárias, a pandemia, as secas e cheias (ou seja, as alterações climáticas), e a guerra. Mas um relatório britânico diz que há ainda um outro fator que contribuiu para o aumento generalizado dos preços: a inflação "por ganância" (greedflation).

O relatório Inflação, lucros e poder de mercado dosthink thankbritânicos Institute for Public Policy Research (IPPR) e da Common Wealth referem que a especulação financeira desempenhou um papel no aumento dos preços em 2022. Os think tankapelam a uma maior tributação às empresas que obtiveram "lucros excessivos", acusando as grandes empresas de aproveitarem a boleia da inflação para aumentarem os preços dos seus produtos além do aumento dos custos de produção, aumentando assim os seus lucros.

A IPPR e a Common Wealth lembram que o aumento do preço dos produtos impactou negativamente o poder de compra da população de forma generalizada.

No relatório refere-se que as multinacionais cotadas em bolsa do Reino Unido viram os seus lucros aumentar 30% e que 11% dessas empresas obtiveram aquilo que são considerados "superlucros" ou "lucros excessivos". Os think tank apelidam esta situação como greedflation, refere o The Guardian

"Os lucros das empresas não foram o único motor da inflação, nem as empresas dominantes são culpadas pelo choque energético causado pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas o seu poder de mercado exacerbou as consequências", argumentam os investigadores do estudo, reconhecendo que houve vários factores externos que contribuíram para o aumento dos preços em 2022. A análise das contas financeiras de grandes empresas britânicas revelou que os lucros ultrapassaram em larga escala o aumento dos custos das mesmas. São dados os exemplos das empresas de energia ExxonMobil e Shell, as empresas mineiras Glencore e Rio Tinto e as empresas de produtos alimentares e de matérias-primas Kraft-Heinz, Archer-Daniels-Midland e Bunge que viram os seus lucros ultrapassar a inflação.

Também as empresas do setor tecnológico, das telecomunicações e do setor bancário viram as suas margens de lucro aumentarem depois de promoverem aumentos de preços significativos. "Conseguiram proteger as suas margens de lucro ou mesmo aumentá-las, gerando lucros excessivos através de uma combinação de elevado poder de mercado e dinâmica do mercado global", revela o relatório.

Segundo esta nova investigação, que analisou mais de 1.300 empresas cotadas na bolsa de valores do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e África do Sul, traçando trajetórias de lucro antes e depois da pandemia, os lucros das empresas cresceram mais rapidamente do que a inflação numa série de países.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela