Secções
Entrar

Galp lucra 881 milhões em 2022. Mais 93% do que um ano antes

Jornal de Negócios 13 de fevereiro de 2023 às 07:31

A petrolífera viu o lucro ajustado quase duplicar no ano passado, enquanto o EBITDA ajustado cresceu 66%.

A Galp registou lucros ajustados de 881 milhões de euros no ano passado, mais 93% do que os 457 milhões obtidos em 2021, informou esta segunda-feira a petrolífera em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O resultado operacional (EBITDA) ajustado ascendeu a 3.849 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 66% face ao exercício anterior.

A empresa destaca ainda que o EBITDA ajustado das renováveis e novas áreas de negócio atingiu os 50 milhões de euros, valor que compara com os 13 milhões negativos observados em 2021.

No quarto trimestre o desempenho operacional da Galp foi "robusto", com as áreas de upstream e industrial a "aproveitarem o ambiente macroeconómico favorável", nomeadamente a subida dos preços do crude, refere a petrolífera. Nesse sentido, os lucros ajustados dos últimos três meses do ano atingiram os 273 milhões de euros, mais do dobro do que os 130 milhões do período homólogo e acima das estimativas dos analistas, que apontavam para 225,3 milhões de euros.

Também o EBITDA ajustado do quarto trimestre superou as previsões do mercado: cifrou-se em 951 milhões de euros, um crescimento homólogo de 48% e acima dos 906,5 milhões antecipados pelos analistas ouvidos pela Bloomberg.

O investimento (Capex) em 2022 ascendeu a 1.266 milhões de euros, um valor que compara com os 525 milhões de 2021, tendo a maior fatia deste montanto sido canalizada para projetos de upstream, nomeadamente a manuntenção nos campos de Bacalhau, Tupi e Iracema e a expansão do portefólio de renováveis, incluindo a aquisição de uma participação na Titan Solar.

O endividamento líquido diminuiu em 802 milhões de euros face ao final de 2021, mesmo considerando os 420 milhões pagos em dividendos e os 150 milhões de euros em recompra de ações. A dívida líquida no final do ano passado cifrava-se em 1.555 milhões de euros.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela