Secções
Entrar

FTX processa pais de Sam Bankman-Fried por gastarem milhões de dólares

Débora Calheiros Lourenço 21 de setembro de 2023 às 09:37

O julgamento de Sam Bankam-Fried, fundador da FTX, vai começar a 3 de outubro com sete acusações por fraude e lavagem de dinheiro.

A FTX, uma plataforma de criptoativos que acabou por falir, está a processar os pais do fundador Sam Bankman-Fried por uso indevido de fundos da empresa para o seu próprio enriquecimento.

REUTERS/Eduardo Munoz

Segundo o jornalThe Guardian, a corretora encontra-se atualmente sob o comando de John Jay Ray III, um advogado conhecido por ajudar empresas a saírem da falência e acusa Joseph Bankman e Barbara Fried, dois professores universitários da Faculdade de Direito de Stanford de receberem fundos da empresa do filho através de presentes e doações dirigidas a causas sociais.

O processo, que é o primeiro que questiona o papel dos pais de Sam Bankam-Fried na empresa, considera que é preciso investigar a forma como os dois professores "exploraram o seu acesso e influência dentro da empresa FTX para enriquecer, direta e indiretamente". Especialmente porque "apesar de se apresentar aos investidores e ao público como um grupo sofisticado de bolsas e empresas de criptomoedas, o Grupo FTX autodenominava-se como uma 'empresa familiar'".

Entre os presentes a que Joseph Bankman e Barbara Fried alegadamente tiveram acesso encontram-se 9.3 milhões de euros e uma casa de luxo avaliada em mais de 16 milhões de euros nas Bahamas, onde a FTX estava sediada. Além disso e "apesar de saberem ou ignorarem abertamente que o Grupo FTX estava insolvente ou à beira da insolvência defenderam que dezenas de milhões de dólares fossem utilizados para contribuições políticas ou de caridade".

A empresa também acusou os pais do fundador de terem conhecimento - ou de fazerem vista grossa a sinais de alarme - do "vasto esquema fraudulento criado pelo seu filho e outras pessoas da FTX para lucrar e promover as suas agendas pessoais à custa da empresa". No processo é ainda imputado a Joseph Bankman o encobrimento da má gestão.

O casal ainda não reagiu publicamente ao processo mas no ano passado um porta-voz defendeu que Joseph Bankman apenas trabalhou para a FTX durante onze meses e passou "a maior parte do seu tempo na identificação de instituições de caridade dignas que estivessem relacionadas com a saúde".

Sam Bankam-Fried enfrenta um total de sete acusações federais por fraude e lavagem de dinheiro, atualmente encontra-se emprisão preventivaem Brooklyn, depois de em agosto um júri ter decidido que adulterou testemunhas. O início do julgamento está marcado para 3 de outubro.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela