Secções
Entrar

Ford afasta-se dos carros elétricos e assume perda de 19 mil milhões

Negócios 16 de dezembro de 2025 às 17:11

A gigante norte-americana anunciou um recuo nos seus planos para produção de veículos elétricos. CEO diz que “não fazia sentido continuar a investir milhares de milhões em produtos que sabíamos que não iriam gerar lucros”.

A Ford anunciou na segunda-feira, 15 de dezembro, que está a recuar nos planos para produção de veículos elétricos, uma decisão que levará a perdas de 19,5 mil milhões dólares (cerca de 16,6 mil milhões de euros ao câmbio atual) para a empresa. O valor deverá ter impacto nas contas do atual trimestre, avançou a Ford.
Ford corta empregos em Colónia devido à procura fraca de elétricos na Europa
A medida chega numa altura em que a fabricante norte-americana tem tido dificuldades em conseguir tornar as vendas de veículos elétricos num negócio rentável. A par disso, a decisão parece também responder às mudanças políticas introduzidas pela Administração Trump e ao enfraquecimento da procura por veículos elétricos. Como parte da mudança estratégica, a fabricante vai suspender a já planeada produção do seu SUV da Série F elétrico, mudando o foco para os veículos a gasolina e híbridos. A Ford também irá converter a sua pickup elétrica F-150 Lightning num veículo híbrido de longo alcance. Vai também reaproveitar uma fábrica de baterias para veículos elétricos. A empresa estima que as medidas agora anunciada irão tornar a operação de produção veículos elétricos lucrativa a partir de 2029, disse Andrew Frick, chefe da unidade de elétricos da Ford, citado pela Bloomberg. Esta divisão já perdeu mais de 5 mil milhões de dólares só no ano passado e a empresa assume agora que as perdas possam agravar este ano. “Não fazia sentido continuar a investir milhares de milhões em produtos que sabíamos que não iriam gerar lucros”, referiu Jim Farley, presidente executivo da Ford, numa entrevista à Bloomberg TV. “Tivemos de fazer esta escolha”, concluiu o CEO. Ainda assim, excluindo este "buraco" de mais de 19 mil milhões, a empresa espera que este seja um trimestre bastante positivo, alavancado pelas fortes vendas dos seus camiões e SUV movidos a gasolina. A Ford aumentou a projeção de receitas para 7 mil milhões de dólares no conjunto deste ano, valor que fica mais de mil milhões de dólares acima das últimas estimativas. As ações da gigante norte-americana chegaram a valorizar mais de 1,60% nesta terça-feira em reação ao anúncio da marca de automóveis.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela