Secções
Entrar

FMI diz que sistema de pensões português continua "caro e generoso"

12 de julho de 2019 às 15:05

Apesar das alterações das últimas décadas destinadas a reforçar a sua sustentabilidade, o FMI considera que o sistema de pensões português continua "caro" e "generoso".

OFMIconsidera que o sistema de pensões português continua "caro" e "generoso", apesar das alterações das últimas décadas destinadas a reforçar a sua sustentabilidade, revela o relatório sobre Portugal ao abrigo do artigo IV, divulgado esta sexta-feira.

No documento sobre a revisão anual da economia portuguesa, o Fundo Monetário Internacional (FMI) refere as alterações nas pensões das últimas décadas como o aumento da idade legal de reforma, a ligação à esperança média de vida e a redução dos benefícios de novos aposentados após a 2007.

Porém, o fundo sublinha que o sistema depensões"continua caro, generoso pelos padrões da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico] e pouco faz corrigir a desigualdade" nas pensões de velhice.

"Recomenda-se que os resultados das reformas sejam reexaminados, com vista a identificar possíveis ações" para "aumentar a equidade no sistema e manter um rígido controle sobre a trajetória dos gastos", defende o FMI.

O fundo sugere, por exemplo, que as taxas de substituição (valor da pensão em percentagem do salário) possam ser reduzidas para os escalões mais elevados a fim de convergir gradualmente para as taxas médias daUnião Europeia.

No relatório, o FMI considera ainda que a "pressão" sobre a massa salarial também está a aumentar, devido ao aumento de 2% do emprego público em 2018, apesar de o Governo se ter comprometido a reduzir o número de funcionários públicos.

Esta situação reflete "o aumento das necessidades" com o regresso do horário das 35 horas semanais na função pública, diz o fundo.

O FMI diz ainda que a "pressão" sobre os salários resulta também do descongelamento de carreiras na função pública.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela