Secções
Entrar

Estado vai pagar o salário de trabalhadores que queiram estudar

SÁBADO 30 de julho de 2021 às 08:47

Governo está a estudar com parceiros sociais a criação de uma licença para trabalhadores interessados em melhorar competências. Medida será financiada por fundos europeus e terá custo zero para as empresas

Uma espécie de licença sabática que é paga pelo Estado através de fundos europeus. O Governo está a estudar com parceiros sociais a introdução de uma licença que permita a melhoria de qualificações profissionais, sem custo para empresas.

António Costa na assinatura do acordo sobre "Formação Profissional e Qualificação" Lusa

Segundo oExpresso, a medida faz parte de um pacote de apoios diretos que está a ser negociado além do orçamento de estado. O objetivo, segundo António Costa, é "aumentar o rendimento disponível das famílias" através do "reforço das políticas públicas" e até de mexidas fiscais que permitam o alívio dos orçamentos domésticos, sobretudo das camadas mais jovens.

O modelo ainda não está delineado, mas a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, confirmou ao semanário que as negociações estão em curso em sede de concertação social. "A lógica é promover um triân­gulo que passa pela valorização dos trabalhadores no mercado de trabalho, a promoção da conciliação da vida familiar e profissional e o reforço das políticas públicas que permitam o aumento dos rendimentos das famílias, sobretudo as mais jovens", diz.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela