Secções
Entrar

“É difícil alguém encontrar um bom motivo” para não prosseguir mesma política, diz Costa sobre OE2019

05 de julho de 2018 às 22:01

"Há uma ideia simples que costumo repetir: quando estamos no bom caminho, o que devemos fazer? Prosseguir no bom caminho", defendeu Costa aos jornalistas.

O primeiro-ministro, António Costa, considerou "difícil alguém encontrar um bom motivo" para que o Governo não prossiga a mesma política dos últimos três anos, questionado sobre a aprovação do próximo Orçamento do Estado.

"Há uma ideia simples que costumo repetir: quando estamos no bom caminho, o que devemos fazer? Prosseguir no bom caminho", defendeu Costa aos jornalistas, no final do primeiro dia da visita oficial a Moçambique, esta quinta-feira.

Questionado se esta deslocação de dois dias o faz esquecer a actualidade nacional, o primeiro-ministro respondeu que esta "é inesquecível" e que também não tem qualquer motivo particular para a procurar esquecer.

"É uma actualidade boa, estamos a crescer no plano económico; no plano político, vivemos um período de estabilidade política; a única má notícia foi, enfim, não termos passado dos oitavos de final do mundial, não vamos ficar a chorar até ao fim da vida", afirmou, referindo-se à selecção nacional de futebol.

Questionado como classifica a posição do PSD de que "tendencialmente" votará contra o próximo orçamento, afirmada hoje pelo líder parlamentar Fernando Negrão, António Costa disse não ter tido qualquer surpresa.

"Eu não sei qual é a surpresa, o PSD votou sempre contra todos os orçamentos, não temos expectativa que altere o seu voto", disse.

Sobre se, nessa perspectiva, terão de ser os parceiros PCP, BE e PEV a aprovar o documento, Costa salientou que a base parlamentar de apoio do Governo tem conseguido aprovar "orçamento após orçamento com bons resultados" e nenhum careceu de retificativo, resultando em dados como o crescimento económico, a redução do desemprego ou o défice mais baixo da democracia.

"Acho que é difícil alguém encontrar um bom motivo para não prosseguirmos nos próximos anos aquilo que é a política que temos vindo a seguir nos últimos três anos e produzido bons resultados", defendeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela