Secções
Entrar

Concluída a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos

30 de março de 2017 às 18:41

Estado injectou 2.500 milhões de euros no banco público. "Portugal fica com o seu principal banco em condições sólidas", salienta o Ministério das Finanças

O Estado injectou hoje 2.500 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos (CGD), concluindo assim a segunda fase do processo de recapitalização do banco público, informou hoje o Ministério das Finanças.

"Conclui-se hoje a segunda fase do processo de recapitalização da CGD, com a subscrição e realização do aumento de capital em dinheiro pelo Estado Português, no montante de 2.500 milhões de euros", anunciou hoje o ministério tutelado por Mário Centeno.

Para as Finanças, com esta injecção estatal, que ocorre depois de a CGD já ter aumentado o seu capital em 1.945 milhões de euros, "Portugal fica com o seu principal banco em condições sólidas, assim contribuindo para o fortalecimento do sistema financeiro do país e para a dinamização da economia portuguesa".

A CGD está em processo de recapitalização, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

A Caixa já tinha recebido 1.445 milhões de euros da transferência de acções da ParCaixa e dos instrumentos de capital contingentes - CoCo's - subscritos pelo Estado e emitido 500 milhões em dívida perpétua.

Assim, ficam apenas por emitir dívida em 430 milhões até aos próximos 18 meses para concluir o total de cerca de 5.000 milhões de euros de recapitalização do banco público.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela