Secções
Entrar

Comissão Europeia quer reforçar cooperação na UE para combater a fraude fiscal

Lusa 14 de novembro de 2025 às 12:55

Executivo comunitário pretende um intercâmbio de informações e acesso a dados relativos ao IVA.

A Comissão Europeia propôs esta sexta-feria reforçar a cooperação entre a Procuradoria Europeia, o Organismo Europeu de Luta Antifraude e os Estados-membros para intercâmbio de informações e acesso a dados relativos ao IVA, visando combater a fraude fiscal.
Comissão Europeia aprova pagamento do PRR a Portugal, Grécia e Eslovénia jan kranendonk/Getty Images/iStockphoto
Em comunicado, o executivo comunitário explica estar em causa uma "base jurídica para o intercâmbio de informações e o acesso a dados relativos ao IVA [Imposto sobre o Valor Acrescentado], reforçando a capacidade da UE [União Europeia] para combater a fraude lesiva dos interesses financeiros da União". "Com a introdução da comunicação digital em tempo real do comércio transfronteiriço, [...] os Estados-membros obterão as informações valiosas de que necessitam para intensificar a luta contra a fraude ao IVA, especialmente a fraude em carrossel". A fraude carrossel de IVA é um esquema que envolve transações transfronteiriças entre países-membros, baseando-se na isenção em vendas intracomunitárias entre empresas e na cobrança nas vendas nacionais para o consumidor final. Com este tipo de fraude transfronteiriça - na qual os bens são comercializados entre fronteiras sem imposto, com o IVA a ser aplicado a vendas internas - a UE perde todos os anos entre 12,5 mil milhões e 32,8 mil milhões de euros. A diferença entre as receitas de IVA esperadas e as efetivamente cobradas em 2022 na UE foi de 89,3 mil milhões de euros. São estas perdas que o bloco comunitário quer evitar, classificando a proposta de hoje como "o próximo passo na luta contínua contra a fraude ao IVA". Isto porque a Procuradoria Europeia e o Organismo Europeu de Luta Antifraude passam a ter acesso imediato aos dados relativos ao IVA, permitindo uma avaliação rápida e à escala da UE das investigações de fraude. São ainda estabelecidos canais de comunicação diretos e eficientes. A proposta será agora submetida ao Conselho para aprovação pelos países da UE e ao Parlamento Europeu e ao Comité Económico e Social para consulta. Após 'luz verde' dos colegisladores, as alterações entrarão em vigor e darão início à fase de implementação.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela