China impõe tarifas de 84% sobre importações dos EUA
Tarifas entrarão em vigor a partir das 5h (horário de Portugal) desta quinta-feira.
A China retaliou contra os Estados Unidos e impôs tarifas de 84% sobre todas as importações norte-americanas, informou esta quarta-feira o ministro das Finanças chinês.
Estas novas tarifas, que surgem como resposta às tarifas de 104% que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs sobre os produtos chineses, entrarão em vigor a partir das 5h (horário de Portugal) de 10 de abril, avançou ainda o ministro.
Segundo a BBC, os mercados europeus, que já estavam em baixa, recuaram ainda mais após este anúncio. O índice FTSE 100, que reúne as maiores empresas listadas no Reino Unido, caiu 3,3%, enquanto o Dax alemão caiu 4% e o Cac 40 francês recuou 4%.
Anteriormente, a China já havia imposto tarifas de 34% sobre as importações dos EUA, com efeitos também a partir de 10 de abril, enquanto que os EUA impuseram, na semana passada, tarifas de 54% sobre todas as importações chinesas. Espera-se agora que também a União Europeia (UE) retalie contra os Estados Unidos.
O republicado impôs, na semana passada, tarifas de 20% sobre todas as importações vindas da UE. Como consequência, a Comissão Europeia propôs aos EUA um acordo de tarifas "zero por zero" sobre todos os produtos industriais. Porém, este apelo foi rejeitado.
Edições do Dia
Boas leituras!