Secções
Entrar

Bruxelas disponibiliza 3,9 ME para apoiar jornalismo de investigação

20 de novembro de 2020 às 12:55

Estes subsídios são destinados a organizações não-governamentais, organizações internacionais e instituições académicas.

A Comissão Europeia lançou hoje um programa de 3,9 milhões de euros para apoiar o jornalismo de investigação e a liberdade de imprensa na União Europeia (UE), abrindo candidaturas para universidades e associações até janeiro de 2021.

"Hoje, a Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas no valor de 3,9 milhões de euros para continuar a apoiar as investigações transfronteiriças, bem como para mapear e abordar as violações da liberdade de imprensa e dos meios de comunicação social", anunciou o executivo comunitário em comunicado.

Em concreto, este pacote visa "apoiar jurídica e materialmente a formação de jornalistas de investigação, promover a partilha de conteúdos, a criação conjunta e a tradução de peças jornalísticas de interesse geral", bem como "monitorizar as violações da liberdade de imprensa e dos meios de comunicação social para assegurar que o público em geral e as instituições europeias disponham de informação fiável e abrangente", elencou a instituição.

Estes subsídios são destinados a organizações não-governamentais, organizações internacionais e instituições académicas, esperando Bruxelas que "cada projeto envolva parceiros de pelo menos dois países, com coordenadores baseados na UE", de acordo com a nota de imprensa.

O prazo para a apresentação de propostas é 20 de janeiro de 2021.

Atualmente, existem 10 projetos da Comissão Europeia em curso para mapear as violações da liberdade dos media e defender os jornalistas sob ameaça e apoiar o jornalismo colaborativo, a cooperação e o intercâmbio das melhores práticas, num total de sete milhões de euros de financiamento comunitário.

O executivo comunitário quer, também, aumentar o financiamento e assegurar apoio a longo prazo a este tipo de projetos no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual, que pela primeira vez terá um envelope dedicado ao pluralismo dos media, jornalismo e literacia mediática de 61 milhões de euros no âmbito do programa Europa Criativa.

"Mais do que nunca, os jornalistas enfrentam ameaças, desde o assédio 'online' a ataques físicos, desde a pressão política à falta de segurança no emprego e quando os jornalistas estão em perigo, a democracia está em perigo", argumenta a vice-presidente para os Valores e a Transparência, Vera Jourová, citada pelo comunicado hoje divulgado.

A responsável justifica, assim, a criação destes projetos para "apoiar diretamente os jornalistas que necessitam com assistência jurídica e prática, bem como com subsídios para investigações transfronteiriças".

Já o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, destaca o apoio agora anunciado para "equipar os jornalistas com as competências e 'know-how' tecnológico", promovendo assim a "inovação e a diversidade na produção e distribuição dos meios noticiosos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela