Secções
Entrar

Benfica: CMVM multa Textor e "rei dos frangos" em 75 mil euros cada

Jornal de Negócios 20 de julho de 2022 às 15:05

O supervisor dos mercados aplicou coimas individuais de 75 mil euros ao John Textor e a José António dos Santos, conhecido por "rei dos frangos", por violarem o dever de comunicação no âmbito da tentativa de o empresário norte-americano adquirir uma posição de 25% no capital da Benfica SAD.

A CMVM aplicou coimas individuais de 75 mil euros a John Textor e a António José dos Santos, conhecido como "rei dos frangos" devido a estes terem violado o dever de comunicação ao mercado.

Benfica estádio

Em causa estão os acordos estabelecidos entre Textor e o presidente do Grupo Valouro para a compra pelo empresário norte-americano de uma participação de 25% no capital da SAD do Benfica.

Em comunicado, o supervisor dos mercados informa que "José António dos Santos, António José dos Santos, Dinis Manuel Oliveira dos Santos, Manuel dos Santos, Maria Júlia dos Santos Ferreira, Grupo Valouro – SGPS S.A., Avibom – Avícola, S.A., Agro-Pecuária do Alto da Palhoça, Lda. e Quatro-Ventos – Sociedade Agro-Pecuária, S.A. exerciam, de forma concertada, desde 19 de junho de 2020, influência numa sociedade com ações admitidas à negociação em mercado regulamentado".

Já no ano passado, prossegue a CMVM, José António dos Santos "celebrou com terceiros vários contratos-promessa de compra e venda de ações da referida sociedade com ações admitidas à negociação em mercado regulamentado, em função dos quais passou a ser-lhe imputável mais de 20% dos direitos de voto correspondentes ao capital social
da mesma". Ora, refere o supervisor, estes acordos que na prática correspondiam a um aumento da participação qualificada não foram comunicados nem à SAD "encarnada" nem à CMVM, dentro do prazo previsto.

Igualmente no ano passado, John Textor celebrou com o "rei dos frangos" vários "contratos de compra e venda de ações" da SAD do Benfica, "em função dos quais passou a ser-lhe imputável 25% dos direitos de voto" na SAD "encarnada".

Mais uma vez, Textor não comunicou nem à CMVM nem à SAD do clube da Luz a aquisição de uma participação qualificada dentro do prazo de quatro dias previsto na lei.

Assim, assinala o comunicado, quer José António dos Santos quer John Textor "violaram o dever de comunicação de participação qualificada à CMVM", o que é classificado como "contraordenação muito grave, punível com uma coima entre € 25.000 (vinte e cinco mil euros) e € 5.000.000 (cinco milhões de euros)".

Acresce que ambos os empresários "violaram ainda o dever de comunicação de participação qualificada à sociedade participada", o que constitui igualmente uma contraordenação muito grave".

O Conselho de Administração da CMVM deliberou aplicar a José António dos Santos uma coima no valor de 75 mil euros e aplicar uma coima de igual valor a John Textor.

Os restantes arguidos - António José dos Santos, Dinis Manuel Oliveira dos Santos, Manuel dos Santos, Maria Júlia dos Santos Ferreira, Grupo Valouro – SGPS S.A., Avibom – Avícola, S.A., Agro-Pecuária do Alto da Palhoça, Lda. e
Quatro-Ventos – Sociedade Agro-Pecuária, S.A. - foram alvo apenas de  uma admoestação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto