Secções
Entrar

Barbie: Uma "má influência" para futuros médicos e cientistas?

Luana Augusto 30 de dezembro de 2023 às 12:24

A Associação Médica Britânica considera que a fabricante de bonecas Mattel difunde conceitos errados sobre a ciência.

A Barbie que usa como lema: "Nós, as mulheres, podemos fazer qualquer coisa" já se converteu em professora, veterinária ou numa juíza. No entanto, após uma análise clínica exaustiva a várias bonecas, a Associação Médica Britânica concluiu que estes brinquedos não são um bom exemplo para futuros médicos e cientistas. A associação acusa assim a fabricante Mattel de dar primazia à estética e de difundir conceitos errados sobre a ciência.

Christoph Schmidt/picture alliance via Getty Images

"As Barbies são mais do que meros jogos cor-de-rosa. São símbolos de algumas das mais importantes profissões a que as meninas podem aspirar um dia", avançou a investigadora Katherine Klamer, da Universidade de Indiana. No entanto, "as Barbies podem difundir involuntariamente conceitos errados sobre a medicina e a ciência, através da sua aparência. Se a Barbie deseja ser um espelho preciso para que as raparigas reflitam sobre as suas aspirações profissionais, então precisam de praticar mais tipos de medicina e ciência, e de cumprir com os requisitos do padrão de segurança hospitalar e laboratorial".

Katherine Klamer analisou 92 Barbies, sendo que 53 eram médicas, 10 eram cientistas, 2 educadoras científicas, 11 dentistas e uma paramédica. No estudo, a investigadora percebeu que mais de dois terços das cientistas e médicas usavam o cabelo solto, e mais de metade andava de sapatos de salto alto mesmo em ambientes onde eram desaconselhados ou proibidos por razões de segurança.

"Nós encorajaríamos e receberíamos com satisfação a criação de uma Barbie cirurgiã e ficaríamos felizes em aconselhar a Mattel sobre o equipamento certo e as medidas de proteção para garantir que ela seja realista e divertida", afirmou o cirurgião de Harvard, Sareh Parangi, num editorial para a revistaThe BMJ.

Nos Estados Unidos e Reino Unido as mulheres representam atualmente entre 37,1% e 48% dos médicos. No campo da medicina dentária são conhecidas por representarem mais de metade dos estudantes, avança o jornalEl País.

"Como cirurgiões, um campo dominado por homens, apoiamos a conclusão de Klamer de que as Barbies deveriam representar um campo mais diversificado nas profissões médicas e científicas, e que a segurança vem antes da moda", confessou Sareh Parangi enquanto alertava para o facto de os estudantes de hoje estarem a ser desproporcionalmente dissuadidos a seguir carreiras cirurgicas.

Em 2021, a Mattel – empresa que fabrica a Barbie – anunciou o surgimento de seis novas bonecas inspiradas em mulheres que se dedicam à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Entre estas destacou-se uma Barbie inspirada em Sarah Gilbert - a criadora da vacina AstraZeneca.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela