Secções
Entrar

António Costa: "Portugal deve muito à Madeira"

22 de março de 2016 às 20:21

"O turismo é para o Governo uma prioridade central", disse o chefe de Governo na inauguração do complexo balnear do Lido, no Funchal, numa das últimas iniciativas do programa da primeira visita oficial à ilha

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, esta, terça-feira, que o "turismo é para o Governo uma prioridade central", considerando que "o país deve muito à Madeira pelo contributo que dá" para este sector a nível nacional.

 

"O turismo é para o Governo uma prioridade central", declarou o chefe do Governo na inauguração do complexo balnear do Lido, no Funchal, numa das últimas iniciativas do programa da primeira visita oficial que efectuou à Madeira.

 

Segundo António Costa, "o país deve muito à Madeira pelo contributo que dá para o turismo nacional", considerando que para atrair turistas é preciso "dinamizar e renovar a oferta".

 

O governante apontou que um dos exemplos é a reconstrução do Lido, um equipamento construído em 1932 e inaugurado em 1935, tido como um "ex-libris" do Funchal, que ficou danificado pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010 e está encerrado há seis anos.

 

A sua recuperação custou cerca de dois milhões de euros, 85% comparticipado por fundos comunitários, e, na opinião de António Costa, permite "restabelecer o orgulho da população da Madeira" e é uma evidência da sua capacidade de enfrentar as adversidades.

 

A última iniciativa do programa desta visita oficial foi a inauguração das novas instalações da ACIN - iCloud Solutions, uma empresa criada em 1994, na Ribeira Brava (um concelho na zona oeste da Madeira), e considerada pioneira na criação de soluções informáticas destinadas a micro e pequenas empresas. O projecto representou um investimento na ordem dos cinco milhões de euros e vai permitir criar mais cem postos de trabalho.

 

Esta empresa começou com cinco pessoas e conta com aproximadamente uma centena de colaboradores e filiais, recém-licenciados, em Lisboa, Porto, Ponta Delgada e na cidade espanhola de Las Palmas (Canárias), tendo "clientes espalhados pelo mundo", segundo o administrador Luís de Sousa.

 

Esta empresa tem sido incluída no roteiro das visitas efectuadas à Madeira por vários responsáveis, entre os quais o anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e foi considerada pelo executivo madeirense como um Projecto Estruturante Regional (PER).

 

Luís de Sousa referiu que "o objectivo, em 2017, é atingir os 200 colaboradores" e que "a empresa tem cerca de 62 mil clientes, um volume de facturação a rondar os 5,8 milhões de euros".

 

António Costa sublinhou que "a economia digital não está dependente nem das ligações aéreas, do custo dos portos ou dos transportes", apontando que o país "tem a oportunidade histórica de repensar completamente a actividade, valorizando o que é endógeno" e apostar na "qualificação dos recursos humanos e capacidade de produção do conhecimento".

 

Esta visita do primeiro-ministro à região foi acompanhada pelo presidente da Assembleia e do Governo regionais, vários secretários do executivo madeirense, o representante da República, deputados, autarcas, entre outras entidades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela