Alex Jones, autor de teorias de conspiração, regressa ao X
Cinco anos depois de ter sido banido do antigo Twitter, o norte-americano viu a sua conta restituída depois do dono da rede social, Elon Musk, ter feito uma sondagem para decidir sobre o seu regresso.
A rede social X reativou a conta do conspiracionista de extrema-direita Alex Jones. A conta tinha sido suspensa há cinco anos e o seu regresso acontece depois do dono do X, Elon Musk, terpromovido uma sondagem.
"As pessoas decidiram e assim deve ser", escreveu Musk numpostde resposta ao resultado da sondagem por si promovida no sábado. Perto de dois milhões de votos foram registados e cerca de 70% decidiram a favor do seu regresso.
A Reuters tentou obter reações por parte do X e do próprio Alex Jones mas até ao momento nenhuma das partes reagiu. A conta de Alex Jones já aparece visível com o seu últimopostdatado de 6 de setembro de 2018, quando foi banido por não cumprir as políticas de comportamento. Na mesma altura a sua página de desinformação e notícias falsas, Infowars, também foi suspensa, e ainda não é possível perceber se também vai ser reativada.
A expulsão do então Twitter aconteceu semanas depois da Apple, Google, YouTube e Facebook terem suspendido as contas de Alex Jones, defendendo que este não cumpria os standards das comunidades. Estas plataformas mantém a suspensão, enquanto Musk tem vindo a reverter estas sanções desde que tomou posse da rede social. Um dos regressos foi do ex-presidente do EUA Donald Trump, suspenso por ter divulgado informações falsas sobre as eleições presidenciais de 2020.
Alex Jones divulgou teorias de conspiração sobre o tiroteio na escola Sandy Hook, pelas quais foicondenado a pagar 1,5 milhões de dólaresem indemnizações às famílias das vítimas, por ter afirmado que as crianças eram atores que encenaram o tiroteio como parte de um plano do governo para acabar com as armas. Depois de ter sido condenado, Jones declarouestar falido para não pagar.
Edições do Dia
Boas leituras!