Secções
Entrar

Airbnb cobrou em Lisboa quase 6 milhões de euros em taxa turística

14 de abril de 2018 às 09:22

Desde que entrou em vigor a taxa de um euro por noite, em Abril de 2016, a empresa já cobrou 6 milhões de euros.


1 de 4
Foto: DR
Foto: DR
Foto: Getty Images
Foto: Jorge Miguel Gonçalves / Sábado 

A plataforma de alojamento Airbnb já cobrou "cerca de seis milhões de euros" em taxa turística (um euro por noite) desde o acordo com a Câmara de Lisboa, em Abril de 2016, anunciou hoje aquela empresa.

No âmbito do balanço do segundo ano em que a Airbnb remete à cidade de Lisboa o valor da taxa turística cobrada, a plataformaonline informou que foram arrecadados "3,8 milhões de euros" durante 2017.

"Estamos muito satisfeitos por trabalhar com Lisboa para tornar a colecta da taxa turística mais simples para todos e garantir que a cidade recebe este importante recurso financeiro", afirmou o representante da Airbnb em Portugal, Arnaldo Muñoz, em comunicado.

A recolha e envio da taxa turística surge na sequência de um acordo celebrado entre a Airbnb e a Câmara Municipal de Lisboa para "promover uma partilha de alojamento responsável e simplificar a cobrança do imposto turístico para todos", lembrou a plataforma.

Relativamente a novos dados sobre a comunidade de partilha de alojamento em Portugal, a Airbnb revelou que, "em 2017, os anfitriões em todo o país receberam mais de 2,6 milhões de hóspedes, ganhando um total de quase 250 milhões de euros em receitas".

Durante o último ano, o alojamento típico da plataformaonline em Portugal foi "ocupado, pelo menos, quatro noites por mês, com o anfitrião a receber cerca de 4.000 euros por ano", com a grande maioria dos hóspedes vindos da Europa e "quase 320.000 visitantes provenientes da América do Norte".

"Sempre que um hóspede visita Portugal usando a Airbnb, as respectivas comunidades beneficiam com essa presença", disse Arnaldo Muñoz, indicando que, em 2017, houve "um número recorde de hóspedes" a visitar o país através da plataforma de alojamento.

Neste sentido, o responsável da Airbnb manifestou-se "muito satisfeito em contribuir para os benefícios que o turismo tem para as famílias locais".

Com ofertas de alojamento em mais de 340 locais em todo o mundo, a plataformaonline recolheu e entregou às autoridades "cerca de 412 milhões de euros" de taxas em nome dos seus anfitriões.

"Vamos continuar a trabalhar com as cidades de todo o mundo na área das taxas turísticas e orgulhamo-nos de liderar o nosso sector neste tema tão importante", frisou Arnaldo Muñoz.

Fundada em 2008, a Airbnb é uma plataformaonline que permite o anúncio, a procura e a reserva de acomodações e meios de hospedagem. Actualmente, o mercado de alojamentos da Airbnb oferece acesso a milhões de lugares para ficar em mais de 191 países, desde apartamentos e moradias até castelos, casas na árvore e soluções B&Bs - Bed & Breakfasts.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela