Secções
Entrar

Avisos de corte de luz já estão a chegar às famílias

SÁBADO 10 de setembro de 2021 às 19:17

O corte de serviços essenciais esteve proibido até 30 de junho. O Governo esticou a medida até ao fim do ano, mas veio mais tarde esclarecer que, agora, se aplica apenas a situações específicas, como desemprego. EDP já começou a cobrar 18 milhões de euros aos clientes.

Foi uma das primeiras medidas adotadas no ano passado, quando a pandemia irrompeu na vida dos portugueses. Para proteger os consumidores, o Parlamento impediu o corte de serviços essenciais, como eletricidade, água, gás e telecomunicações, mesmo em caso de incumprimento. Em julho, o Governo anunciou que a proteção continua em vigor até ao fim do ano, mas em agosto mudou as regras do jogo. A partir de agora, só famílias em situação de desemprego, perda de rendimentos ou infeção por covid-19 podem beneficiar da medida. A Deco admite que o desfasamento legislativo tem provocado "confusão" entre os consumidores, que já começaram a receber avisos de corte da eletricidade por falta de pagamento.

Tiago Sousa Dias/Correio da Manhã

Leia mais no Jornal de Negócios

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela