Sábado – Pense por si

Venceslau Fernandes: "O meu doping era beber dois cafés. Ou uma cerveja preta"

Carlos Torres
Carlos Torres 17 de agosto de 2017 às 10:00

Ainda hoje lamenta nunca ter ido à Volta a França, mas brilhou em Espanha – com Eddy Merckx – e na África do Sul. Venceslau fala do dinheiro que ganhou no ciclismo, dos anos que passou no Benfica e no FC Porto e até de doping

Venceslau Fernandes assinou o primeiro contrato profissional em 1972, pelo Benfica, para onde foi ganhar 3.500 escudos. Foi no Benfica que correu a Volta a Espanha e a Volta à África do Sul – que ganhou. Depois do 25 de Abril, houve um desinvestimento no ciclismo e mudou-se para o Sangalhos, seguindo-se o FC Porto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.