Sábado – Pense por si

Sporting perde na estreia na Liga dos Campeões Europeus feminina

A equipa do Sporting não conseguiu derrotar o BIIK-Kazygurt, do Cazaquistão, na estreia na fase de qualificação da Liga dos Campeões europeus de futebol feminino

O Sporting perdeu hoje por 2-1 frente ao BIIK-Kazygurt, do Cazaquistão, na estreia na fase de qualificação da Liga dos Campeões europeus de futebol feminino, mas equilibrou o jogo e só sofreu o segundo golo perto do final.

A equipa cazaque, teórica favorita do Grupo 8, que na edição anterior da prova atingiu os quartos de final, abriu o marcador logo aos sete minutos, por Chinwendu, mas a reacção imediata do Sporting valeu o empate, três minutos depois, por Diana Silva.

O jogo foi sempre muito equilibrado e disputado, mas a maior experiência internacional do Kazygurt acabou por fazer a diferença já perto do fim, aos 83 minutos, quando Adule Charity marcou o segundo golo.

Até hoje apenas uma equipa portuguesa conseguiu o apuramento para a fase final da Liga dos Campeões Europeus, o Atlético Ouriense, na época 2014/15.

O #FutFemSCP estreou-se na @UWCL com uma derrota por 2-1 frente ao BIIK-Kazygurt, mas nada está perdido! Força para os próximos, Leoas

Para ultrapassar a fase de grupos e lograr o apuramento para os 32 avos de final, o Sporting tem de vencer o grupo ou ser o segundo classificado com o melhor registo nos jogos com o primeiro e o terceiro classificados, para poder juntar-se às 21 equipas com entrada directa para aquela fase da competição.

O Grupo 8 é liderado pelo MTK, da Hungria, que hoje bateu em casa o Hajvallia, do Kosovo, por 2-0, e pelo BIIK-Kazygurt, ambos com três pontos. O Sporting, em terceiro, e a equipa kosovar, em quarto, mantêm-se a zero.

Não entrámos com o pé direito mas ainda há mais dois jogos! Voltaremos mais fortes já no próximo @Sporting_CP #UWCL pic.twitter.com/A0zbpRYAFH

Na sexta-feira, as campeãs portuguesas defrontam as anfitriãs do MTK, antes de fecharem a participação no grupo frente ao Hajvallia, na segunda-feira.

Estádio Keruleti TVE, em Budapeste.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.