Sábado – Pense por si

Seleção: Qatar é o adversário 85 em 100 anos

Carlos Torres
Carlos Torres 04 de setembro de 2021 às 10:00

Portugal nunca perdeu contra 42 seleções, só não ganhou a cinco e só não marcou a três – enfrentou o Brasil apenas no jogo 87 e um país da Oceania no 591. Fomos ver as curiosidades dos 642 jogos já disputados pela equipa das Quinas desde a estreia, em 1921, contra a Espanha.

Se usássemos cognomes para os seleccionadores, como se fazia com os reis, Luiz Felipe Scolari seria O Descobridor. Foi com o técnico brasileiro que Portugal enfrentou novos adversários mais vezes: 10, oito só nos primeiros três anos do seu reinado. E se Rússia (diferente de URSS) e Sérvia o foram em jogos dos Europeus, os outros aconteceram em particulares (Macedónia, Paraguai, Bolívia, Cazaquistão, Kuwait, Arábia Saudita, Cabo Verde e Geórgia).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.