Sábado – Pense por si

Ian Cathro, o escocês que bate recordes no Estoril

Carlos Gonçalo Morais 26 de fevereiro de 2025 às 23:00

Uma lesão acabou-lhe com a carreira de futebolista aos 15 anos. Já integrou as equipas técnicas de clubes como Newcastle e Tottenham. No Estoril, segue invicto há oito jogos. Já fala bem português e gosta de bacalhau e francesinhas.

Ian Cathro nasceu em Dundee, na Escócia, em julho de 1986, e o futebol entrou na sua vida desde miúdo – o pai era dirigente do Forfar Athletic e Ian acompanhava-o em algumas das suas rotinas. Foi nesse pequeno clube, a 20 quilómetros da cidade de Dundee, que começou a atividade como atleta federado. Esta acabaria por ser a sua primeira e única equipa, pois aos 15 anos (a jogar com adultos, na equipa B do Forfar) sofreu uma lesão grave num joelho e acabou ali a carreira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.