Sábado – Pense por si

Giro: Damiano Caruso vence 20.ª etapa, João Almeida em 8.º à partida para o último dia

Português da Deceuninck-QuickStep terminou a etapa em 5.º e está a menos de 2 minutos do 4.º lugar da classificação geral. Colombiano Egan Bernal tem vitória praticamente assegurada.

O italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious) venceu hoje a 20.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, cortando a meta à frente do camisola rosa, o colombiano Egan Bernal (INEOS), que chega líder ao último dia.

Lusa

Caruso, segundo à geral, cumpriu os 164 quilómetros entre Verbani e Alpe Motta em 4:27.53 horas, batendo o líder Egan Bernal por 24 segundos, com o colombiano Daniel Martínez (INEOS) no terceiro lugar, a 35, e o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) em quinto, a 41.

Antes da 21.ª e última etapa, Bernal lidera a geral com 1.59 minutos de vantagem para o italiano, com o britânico Simon Yates (BikeExchange) em terceiro, a 3.23. João Almeida segue no oitavo posto da geral, a 8.50.

A 104.ª edição da Volta a Itália termina no domingo, com um contrarrelógio individual que liga Senago a Milão em 30,3 quilómetros.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.