Sábado – Pense por si

Fomos à oficina onde se faz a Taça de Portugal

Carlos Torres
Carlos Torres 30 de maio de 2015 às 08:00

São precisos 4,5 kg de prata e milhões de marteladas. Veja como se faz o troféu a disputar no domingo, 31 de Maio, por Sporting e Sp. Braga

Quando se entra na oficina, repara-se logo na fileira de martelos e macetas pendurados na parede: são 70, de diferentes tamanhos. E também nas latas em cima da mesa, onde estão guardados mais de 500 pequenos cinzéis específicos para metal. Paula e Eduardo estão debruçados sobre a bancada de madeira, iluminada por duas lâmpadas fluorescentes. Os artesãos dão os últimos retoques na Taça de Portugal de futebol. A execução do troféu, que será entregue ao Sporting ou ao Sp. Braga (a final é disputada no domingo, 31 de Maio, no estádio Nacional), demorou um mês, desde a fundição da prata até aos acabamentos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.