NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O treinador de 53 anos orientou o Athletic Bilbau nas últimas quatro épocas
O treinador Ernesto Valverde é o substituto de Luis Enrique no comando técnico do Barcelona, vice-campeão espanhol de futebol, anunciou o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu.
O treinador de 53 anos orientou o Athletic Bilbau nas últimas quatro épocas, tendo conquistado a Supertaça de Espanha em 2015 e se qualificado uma vez para a Liga dos Campeões e três para a Liga Europa.
"O novo treinador que foi finalmente escolhido é Ernesto Valverde", revelou o dirigente, que deve oferecer um contrato de duas épocas mais uma de opção a um treinador que "está muito feliz pelo repto emocionante de orientar o Barcelona".
Bartomeu explicou os motivos da aposta: "Está capacitado, é criterioso, tem experiência, é um amante do futebol jovem e tem uma filosofia de jogo como a do Barcelona. Tem altíssima capacidade de trabalho e emprega as novas tecnologias nos treinos e jogos."
Na vitória da Supertaça de Espanha em 2015, Valverde derrotou precisamente o Barcelona, o que acabou com três décadas de jejum de títulos do clube.
O treinador espanhol Luis Enrique anunciou em Março que não iria renovar com o Barcelona, formação que dirigiu nas últimas três temporadas. "Terá sempre abertas as portas do clube", disse Bartomeu.
Valverde jogou entre 1988 e 1990 pelo Barcelona, tendo sido treinado pelo holandês Johan Cruyff, mítico pela filosofia ofensiva que imprimiu nos catalães.
O novo treinador, que será apresentado publicamente na quinta-feira, é conhecido pelo seu temperamento calmo, mas também pelo gosto pelo futebol ofensivo, com futebol de posse e pressão alta.
Ernesto Valverde nasceu perto de Cáceres, Estremadura, e começou a carreira como adjunto no Athletic Bilbau (2001-03), assumindo depois a liderança da equipa B até chegar à principal, em 2003-05.
Depois, foi para o Espanyol de Barcelona, esteve no Olympiacos da Grécia em duas alturas, intervaladas pela passagem pelo Villarreal, e orientou o Valência antes de rumar novamente ao Athletic Bilbau, onde esteve as últimas quatro épocas.
O seu primeiro jogo oficial será em Agosto, na Supertaça de Espanha frente ao Real Madrid.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Numa altura em que o mundo está cada vez mais competitivo, com produtos e serviços semelhantes, as características destes mesmos produtos ou serviços deixam de ter uma maior relevância na escolha do cliente. O que mais influencia a decisão do cliente é a pessoa que o vende.