Sábado – Pense por si

Bancada norte do estádio do Estoril Praia reabre para jogo com Sporting

Liga de clubes diz que "estão reunidos os requisitos mínimos exigidos, em termos de sanitários, bares e acessos.

A bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota vai reabrir para a receção do Estoril Praia ao Sporting, da 21.ª jornada da I Liga, anunciou a Liga de Clubes esta sexta-feira.

Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril
Estádio estoril

"A Liga Portugal, em função do relatório favorável dado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), vai reabrir a bancada do Topo Norte do Estádio António Coimbra da Mota", lê-se no comunicado do organismo.

No mesmo documento, a Liga de Clubes dia que "estão reunidos os requisitos mínimos exigidos, em termos de sanitários, bares e acessos, pelo que ratifica a decisão e parecer do LNEC que deu indicações para a reabertura da bancada do Topo Norte".

A 15 de Janeiro, o desafio entre o Estoril Praia e o FC Porto foi interrompido ao intervalo, quando o marcador estava 1-0 a favor dos "canarinhos", depois de terem sido detectados problemas na bancada norte, onde estavam os adeptos dos "dragões", que foram evacuados para o relvado.

Como consequência, a Liga declarou a interdição da bancada, com a segunda parte do encontro entre "canarinhos" e FC Porto a ser marcada para dia 21 de Fevereiro.

Um parecer preliminar do LNEC, publicado a 19 de Janeiro, a área interior - onde foram registados maiores danos - é "uma estrutura independente" da bancada e considerou, por isso, que a segurança "não foi comprometida".

Contudo, o relatório deixou também recomendações de melhorias a efectuar e defendeu um "melhor apuramento" das razões dos estragos detectados.

Na terça-feira, a recepção do Estoril Praia ao Tondela, que a equipa de Ivo Vieira venceu por 3-0, foi realizada com a bancada norte encerrada ao público.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.