Sábado – Pense por si

As histórias insólitas do futebol: da terra benta ao penálti por dois toques na bola

Carlos Torres
Carlos Torres 25 de maio de 2020 às 00:32

A paragem do campeonato de futebol português devido a um vírus vai ser só mais um episódio inusitado. Só nos primeiros 40 anos, houve muitos casos insólitos, como a baliza derrubada por um jogador do Sporting ou a romaria que atrasou uma final

Dentro de 40 ou 50 anos, a pandemia de coronavírus, que parou os campeonatos em Portugal pela primeira vez, será apenas um episódio inusitado como tantos outros. Só entre 1906 (quando surgiu a primeira prova, o Campeonato de Lisboa) e a II Guerra Mundial, na década de 40, houve muitos casos rocambolescos. Fique a conhecer vários, como o golo com a ajuda dos ramos, a vitória sobre Itália com terra benzida, o jogo que o FC Porto acabou só com cinco jogadores ou a romaria que atrasou a final do Campeonato de Portugal de 1922.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.