Secções
Entrar

Vinicius Jr alvo de insultos racistas: "É o normal na La Liga"

Débora Calheiros Lourenço 22 de maio de 2023 às 12:27

A denúncia de Vinicius recebeu milhares de comentários de apoio e até o presidente brasileiro se quis pronunciar: "Não podemos permitir que o fascismo e o racismo criem raízes nos estádios de futebol".

Só esta época a La Liga (principal liga espanhola de futebol) já acumulou dezenas de denúncias por ataques racistas contra Vinicius Jr. No domingo, o jogo entre o Real Madrid e o Valência ditou a vitória do Valência mas ficou realmente marcado foi pelos insultos ao jogador brasileiro. 

Após uma falta de Cömert e enquanto o madrileno se preparava para marcar o livre começou a ouvir insultos vindos das bancadas e denunciou a situação ao árbitro, o jogo acabou por ser interrompido cerca de dez minutos e o sistema de som do estádio do Valência emitiu um aviso para uma "possível interrupção do jogo". Carlos Ancelotti chegou a perguntar a Vinicius Jr se estava apto para permanecer em campo.

Aos 90+7 o brasileiro acabou ser expulso e saiu do campo fora de si, trocando ainda palavras com os adeptos da casa antes de entrar no túnel.

Já depois do apito final, a estrela de 22 anos recorreu ao Instagram para falar sobre o ocorrido no Mestalla. Começou por publicar um instastorie onde afirmava: "O prémio que os racistas ganharam foi a minha expulsão! Não é futebol, é La Liga".

Mais tarde fez uma publicação onde partilhou que recebe este tipo de insultos recorrentemente: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui".

A denúncia de Vinicius recebeu milhares de comentários de apoio e até o presidente brasileiro se quis pronunciar: "Não podemos permitir que o fascismo e o racismo criem raízes nos estádios de futebol".

Já no Twitter Lula da Silva anunciou a sua esperança em "que a FIFA e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol".

Na conferência de impressa, depois do jogo, Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, defendeu que existem coisas mais importantes do que o futebol e que o país tem de falar sobre elas: "Não quero falar de futebol, mas de outra coisa, o que aconteceu aqui. Acho que isso é mais importante".

"Temos um problema. Para mim ele é o jogador mais forte do mundo mas a La Liga tem um problema. Com esse episódio de racismo, eles têm de parar o jogo. Não é uma pessoa, está aqui um estádio que insulta um jogador por racismo e o jogo tem que parar. Diria o mesmo se tivéssemos a ganhar por 3-0", continuou o treinador italiano.

Através do Twitter, Javier Tebas, presidente da La Liga, defendeu que o jogador "antes de criticar e insultar" a competição deve estar "corretamente informado" afirmando ainda que Vinicius não se "deve deixar ser manipulado e ter a certeza das competências dos outros e do trabalho que tem sido feito".

O brasileiro não quis deixar Javier Tebas sem resposta e acusou-o: "Mais uma vez, em vez de criticar os racistas, o presidente da La Liga apareceu nas redes sociais para me atacar. Por mais que você finja que não leu, a imagem do seu campeonato treme. Veja as respostas às suas publicações e tenha uma surpresa".

Já depois das trocas de palavras a La Liga solicitou as imagens captadas pelas câmaras do estádio do Valência para proceder a uma investigação. "Uma vez concluída a investigação, no caso de ser detetado um crime de ódio, a La Liga procederá às ações legais apropriadas", anunciou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela