Secções
Entrar

Sporting vence Portimonense por 2-0

17 de dezembro de 2017 às 19:57

Golos de Bas Dost e de Bruno Fernandes deram a vitória aos leões.


Um Sporting de serviços mínimos, mas suficientes para alcançar os seus intentos, venceu hoje o Portimonense por 2-0 em Alvalade, em jpogo da 15.ª jornada da I Liga de futebol.

1 de 6
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

No último jogo do campeonato este ano, os 'leões' venceram com golos de Bruno Fernandes (09 minutos) e Bas Dost (60), perante um Portimonense que se viu reduzido a 10 elementos aos 55, por expulsão de Hackman.

Com este triunfo, a formação de Alvalade conta com três pontos de vantagem para o FC Porto, que na segunda-feira recebe o Marítimo, e seis sobre o Benfica, próximo adversário dos 'verde e brancos' na I Liga (em 03 de janeiro) e que hoje joga em Tondela.

Após ter feito alinhar as segundas 'linhas' no encontro com o Vilaverdense, que culminou na qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, Jorge Jesus alterou por completo o 'onze' e apresentou a versão mais forte do Sporting frente aos algarvios.

Podence, que foi uma das apostas do técnico para a frente de ataque, dispôs logo nos instantes iniciais de uma boa situação, mas não conseguiu bater o guardião Ricardo Ferreira, sendo que a resposta do conjunto de Portimão surgiu pelos pés de Paulinho, que deixou Mathieu pelo caminho, antes de atirar muito por cima.

Contudo, à passagem dos nove minutos, Podence abriu caminho para o primeiro golo do encontro, ao isolar Bruno Fernandes, que, na 'cara' do guarda-redes visitante, não facilitou e anotou o sétimo tento da conta pessoal no campeonato.

Apesar de algumas tentativas de saídas rápidas, o Portimonense revelava dificuldades para chegar com perigo à baliza de Rui Patrício, sobretudo porque atacava com pouca gente e via-se em inferioridade numérica na zona defensiva 'leonina'.

Mesmo sem se exibirem a um nível avassalador, os 'leões' estiveram perto do segundo, por Gelson Martins, mas não se livraram de um enorme susto, quando o japonês Nakajima ficou a centímetros da igualdade, ao tentar picar a bola à saída de Patrício.

De qualquer forma, em cima do intervalo, a formação 'verde e branca' quase ampliou a vantagem, mas nem Piccini nem Bas Dost conseguiram os seus intentos, sendo que o lateral-direito esteve próximo de apontar um grande golo, na sequência de uma iniciativa individual.

O remate de Fabrício, após o reatamento, poderia indicar uma reação mais afoita do Portimonense, mas esta acabaria por ser travada pouco depois, com a expulsão de Hackman. E, como um mal nunca vem só, os algarvios quase nem tiveram tempo para se reagruparem devidamente, já que Bas Dost fez o 2-0, aos 60 minutos, e praticamente sentenciou o destino da partida.

Mesmo com um elemento a menos, o Portimonense não se coibia de tentar jogar no meio-campo adversário, aproveitando algum relaxamento do Sporting, que se foi acentuando com o passar dos minutos para insatisfação de alguns adeptos 'leoninos'.

A exibição sportinguista foi mais do que suficiente para bater o adversário e só não teve números mais expressivos porque Coates, William Carvalho, Fábio Coentrão e Bas Dost não conseguiram desviar com sucesso um cruzamento 'venenoso' de Gelson Martins.

De resto, na fase final, o extremo internacional português foi demasiado altruísta e procurou oferecer o 'bis' a Bas Dost, quando tinha condições para atirar à baliza e fechar da melhor forma a boa exibição que realizou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela