Secções
Entrar

Sporting bateu suíços do Stade Lausanne sob a batuta de Francisco Geraldes

16 de julho de 2018 às 22:00

O resultado ficou definido ao intervalo, o que reflecte a boa primeira parte dos "leões".

O Sporting venceu esta segunda-feira o Stade Lausanne, da III Divisão suíça de futebol, por 4-1, no último jogo de preparação do estágio de pré-época, no qual deixou boas indicações na primeira parte, a despeito da fragilidade do oponente.

A equipa do terceiro escalão do futebol helvético foi uma escolha de última hora para o último jogo no estágio na Suíça, depois de terem sido anunciados, anteriormente, os holandeses do PSV Eindhoven e os turcos do Fenerbahçe.

O resultado ficou definido ao intervalo, o que reflecte a boa primeira parte dos "leões", com destaque para a influência determinante dos jovens formados na Academia de Alcochete, Francisco Geraldes, por cujos pés passaram a maioria dos lances de perigo do ataque, e Matheus Pereira, a confirmar o bom arranque de época com a sua velocidade e engodo pela baliza.

Cedo a superioridade do Sporting começou a materializar-se, aos 13 minutos, com Castaignos, que esteve emprestado ao Vitesse na época passada, a inaugurar o marcador, após uma jogada concebida no flanco direito por Bruno Gaspar e Matheus Pereira, que cruzou com o pé direito para a desmarcação e o remate vitorioso do avançado holandês.

O segundo golo chegou com toda a naturalidade, um golaço de Francisco Geraldes, a tirar um adversário da frente depois de receber um lançamento lateral de Jonathan Silva, a ameaçar o remate de fora da área com o direito, mas a tocar para o esquerdo e a finalizar de fora da área com um míssil que só parou na rede lateral interior da baliza suíça.

Os jogadores do State Lausanne revelavam deficiências de ordem técnica evidentes, o que, a juntar à forma aberta como se apresentaram, face a um adversário manifestamente superior, acabaram por pagar, com o resultado a avolumar-se.

Aos 25 minutos, foi a vez de Matheus Oliveira, filho do antigo internacional brasileiro Bebeto, marcar um golo de belo efeito, com um remate de primeira, mais uma vez a concluir uma jogada concebida no flanco direito por Bruno Gaspar, que deixou boas indicações, e por Matheus Pereira.

A classe de Francisco Geraldes emergiu de novo aos 37 minutos, pela visão de jogo e pela qualidade do passe que isolou Jovane Cabral na cara do guarda-redes, para o quarto golo do Sporting.

Ainda antes do intervalo, a equipa suíça chegaria ao golo de honra aos 45+1 minutos, na sequência de um pontapé de canto em que a defesa do Sporting foi surpreendida por uma falha de concentração e marcação.

Na segunda parte, José Peseiro procedeu a muitas alterações que alteraram completamente para pior a dinâmica e a fluidez de jogo do Sporting, com reflexos no desempenho colectivo que a ausência de golos traduz, pese embora um ou outro destaque de natureza individual.

O Sporting alinhou com um 'onze' constituído por Luís Maximiano, Bruno Gaspar, Marcelo, Mathieu, Jonathan Silva, Palhinha, Mattheus Oliveira, Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Jovane Cabral e Castaignos. Na segunda parte, entraram Raphinha, Montero, Misic, Wendel, Jefferson, Domingos Duarte, Demirel, Piccinni, Salin, Lumor e Bruno César.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela