Secções
Entrar

Real Madrid vence Barcelona com Ronaldo nas bancadas do Bernabéu

01 de março de 2020 às 22:25

O internacional português foi um espetador especial naquele que foi o seu regresso à casa que o acolheu durante nove anos. No final ganharam os madrilenos, com golos de Vinicius Jr. e Mariano Díaz.

Cristiano Ronaldo esteve no Santiago Bernabéu esta noite, para assistir ao encontro entre Real Madrid e Barcelona e a visita àquela que foi a sua casa durante nove anos não desiludiu. No fim, foram os madrilenos a vencerem, por 2-0, assumindo a liderança da liga espanhola.

Um golo do brasileiro Vinicius Jr. e outro do dominicano Mariano Díaz decidiram o "clássico" do futebol espanhol. O Real Madrid, que estava dois pontos atrasado relativamente ao Barcelona e só tinha vencido um dos últimos cinco jogos oficiais, perdendo, inclusivamente, três, soma agora 56 pontos, mais um do que o seu eterno rival, no qual o defesa internacional português Nélson Semedo foi totalista.

O primeiro regresso de CR7 àquela que foi a sua casa durante nove anos, antes de rumar à Juventus, no verão de 2018, deu-se num camarote privado, longe do olhar dos mais curiosos. Recorde-se que CR7 tinha um encontro esta noite, o Juventus-Inter, que acabou adiado devido ao surto de coronavírus em Itália.

Um encontro dividido e Atlético de Félix a perder terreno para os líderes

A primeira parte foi, contudo, do FC Barcelona, com mais bola e com as únicas oportunidades de golo, que o guarda-redes Courtois negou, com defesas difíceis, a remates de Arthur, aos 34 minutos, e Messi, aos 38 (antes, Griezmann (22), liberto na área, errou o alvo).

Na etapa complementar, o Real Madrid, com o 'apoio' de Cristiano Ronaldo na bancada ao clube que representou entre 2009 e 2018, foi mais forte e obrigou o guardião Ter Stegen a mostrar igualmente qualidades.

O alemão ainda negou golos quase certos a Isco, aos 56 minutos, com um remate em arco, e 61, com defesa incompleta completada com alívio, em cima da linha de golo, de Piqué, antes de Benzema, em posição privilegiada, a fazer o mais difícil e errar o alvo.

Aos 71, Vinicius Jr. foi deixado à solta pelo recém-entrado Braithwaite, que o marcou de forma muito deficiente, e surgiu solto na esquerda a rematar, com Piqué, ao tentar cortar, a desviar a bola do alcance de Ter Stegen.

Os catalães baixaram muito de produção no segundo tempo e foram punidos aos 90+2 minutos em contra-ataque, por Mariano Díaz, que surgiu na área pela direita e, antes de rematar, escorregou, acabando por acertar na bola de forma a enganar Ter Stegen.

Horas antes, o Atlético de Madrid empatou 1-1 na visita ao lanterna-vermelha Espanyol e caiu para o quinto posto da Liga espanhola, num encontro no qual os catalães colocaram-se na frente do marcador aos 24 minutos, com um autogolo do central montenegrino Stefan Savic, antes de Saúl Ñíguez repor a igualdade, aos 47 minutos.

O internacional português João Félix começou a partida no banco de suplentes dos madrilenos, tendo sido 'lançado' pelo técnico Diego Simeone para o lugar do belga Yannick Ferreira-Carrasco, aos 57 minutos.

O Atlético de Madrid, que era terceiro colocado à entrada para esta ronda, soma 44 pontos e foi ultrapassado por Sevilha (46), que bateu em casa o Osasuna, e Getafe (45), vencedor em Maiorca.

A formação do ex-técnico portista Julen Lopetegui chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com tentos do marroquino Youssef En Nesyri, aos 13 minutos, e do argentino Lucas Ocampos, aos 45+1, mas o conjunto de Pamplona, que ficou reduzido a 10 elementos aos 54, por expulsão do guarda-redes Sergio Herrera, chegou ao empate, através de Aridane e Roberto Torres, aos 64 e 74, respetivamente, o último de grande penalidade.

Já em período de compensação, o Sevilha ainda conseguiu chegar ao terceiro golo e garantir a vitória, graças ao 'bis' de En Nesyri, aos 90+3 minutos.

O Getafe, que vinha de dois desaires no campeonato, com os sevilhanos e o FC Barcelona, é agora quarto classificado, depois de ter vencido por 1-0 na deslocação a Maiorca, com um tento do médio sérvio Nemanja Maksimovic, aos 67 minutos.

No outro jogo do dia, o Athletic Bilbau, 10.º colocado, pôs termo a uma longa série de 10 jogos sem ganhar, ao bater o Villarreal, oitavo, por 1-0, graças a um penálti convertido por Raúl Garcia, aos 56 minutos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela