Secções
Entrar

Presidente da federação inglesa de futebol renuncia após comentário racista

10 de novembro de 2020 às 19:10

Greg Clarke, igualmente vice-presidente da FIFA, pediu desculpa por fazer referência inadequada ao termo "jogadores de cor", durante um debate no qual se falava de homossexualidade e a dificuldade de a assumir no futebol.

Greg Clarke renunciou hoje à presidência da federação inglesa de futebol (FA) por usar uma expressão racista, pela qual se desculpou, ao referir-se aos atletas negros como "jogadores de cor".

"Podemos confirmar que Greg Clarke renunciou ao cargo de presidente. Peter McCormick assumirá o cargo de presidente interino com efeito imediato e a direção da FA começará a trabalhar para encontrar um substituto", anunciou o órgão que gere o futebol inglês.

Greg Clarke, igualmente vice-presidente da FIFA, pediu desculpa por fazer referência inadequada ao termo "jogadores de cor", durante um debate no qual se falava de homossexualidade e a dificuldade de a assumir no futebol.

"Se eu vejo o que acontece com as jogadoras e os jogadores de futebol de cor e os insultos que recebem nas redes sociais ... parece que nas redes há via livre", justificou, quando questionado sobre a dificuldade dos futebolistas homossexuais em assumir-se publicamente.

O dirigente foi muito criticado por mais observações e, face ao conjunto das declarações durante a conferência organizada pelo ministério do desporto, foi questionado o real compromisso da FA a favor da diversidade.

Clarke teve outros dois outros comentários polémicos, ao abordar os "diferentes interesses" das comunidades afro-caribenha e do sul da Ásia no âmbito da sexualidade, que considerou ser "uma escolha de vida".

O dirigente referiu que "nunca pressionaria ninguém a revelar a sua sexualidade" e questionou se, "caso um jogador se assumisse orgulhosamente gay e feliz com a escolha, teria o apoio dos seus companheiros no balneário".

"Sinto-me profundamente arrependido por ter ofendido todas essas comunidades pelas quais eu e tantos outros trabalhamos tanto para integrar. Às vezes engano-me com as palavras", lamentou, assumindo que as suas palavras foram "inaceitáveis" e uma "vergonha" para o desporto e todos os que o praticam.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela