Secções
Entrar

Patrícia Mamona abre época com salto de 14,42 metros

09 de junho de 2017 às 10:30

A atleta portuguesa fez em Roma o seu quarto melhor salto de sempre, a 23 centímetros do recorde nacional, detido por si

Patrícia Mamona abriu a sua época ao ar livre com um quarto lugar no triplo salto do meeting de atletismo de Roma (Liga Diamante), com a marca de 14,42 metros.

1 de 5

A atleta portuguesa, de 28 anos, faz em Roma o seu quarto melhor salto de sempre, a 23 centímetros do seu recorde nacional, e confirma-se desde já como uma das candidatas ao pódio nos Campeonatos do Mundo deste ano. O salto, com vento regular de 1,0 metros, só perdeu para a venezuelana Yulimar Rojas (14,84), a colombiana Catarina Ibarguen (14,78) e a cazaque Olga Rypakova (14,64).

O concurso "revolucionou" o top-5 mundial do ano, justamente fechado por Mamona, atrás de Rojas (14,96), Ibarguen (14,78), Rypakova (14,64) e da cubana Liadagmis Povea (14,45). Ibarguen, campeã do mundo e olímpica, e que na época passada apenas perdeu uma prova, para Rypakova, parece ter agora na sua "vice" do Rio2016, a venezuelana Rojas, uma adversária bem à altura.

Com 14,96 há uma semana em Andujar, Espanha, e 14,84 agora, Yulimar Rojas – colega de Nélson Èvora no seu grupo de treino, em Madrid – está consistente a mais de 14 metros e meio. Quanto a Mamona, que esta época já tem a prata do europeu de pista coberta, confirma em pleno os mínimos para os Mundiais (14,10), com claras aspirações a lutar pelas medalhas. O regresso à competição é já no sábado, nos Campeonatos de Portugal, que vão ter lugar em Vagos, Aveiro, no fim de semana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela