Secções
Entrar

O Porto saiu à rua para ver Marcelo e celebrar a Selecção

31 de agosto de 2016 às 20:52

O Chefe de Estado entregues as insígnias da Ordem de Mérito pela conquista do Euro 2016 aos jogadores e equipa técnica da selecção nacional. A cerimónia na Câmara do Porto foi acompanhada por milhares de pessoas na rua

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que o "reencontro" com a selecção portuguesa que se sagrou campeã europeia é mais uma oportunidade para mostrar a confiança em Portugal. "No Porto como em Lisboa, como em qualquer recanto da comunidade portuguesa, todos vibrámos porque Portugal é de todos e é sempre o mesmo. Reencontrarmo-nos aqui hoje é muito bom. É mais uma oportunidade para dizermos que acreditamos em Portugal", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

 

O Chefe de Estado falava na Câmara do Porto, onde foram entregues as insígnias da Ordem de Mérito pela conquista do Euro2016 antes de os jogadores se terem deslocado à varanda do edifício municipal para mostrar a taça perante milhares de adeptos portugueses em euforia.

 

Marcelo Rebelo de Sousa recordou que a entrega destas distinções ocorre "antes do início da caminhada para o Mundial 2018 e vincou que, depois de recebida em Lisboa, uma segunda cerimónia de recepção à equipa que saiu vitoriosa no Euro 2016 "só poderia decorrer na cidade Invicta".

 

"Invicta porque invencível e vitoriosa vai para dois séculos", apontou o Presidente da República que, além dos atletas também homenageou, a equipa técnica liderada por Fernando Santos, tendo referido que "posteriormente" também será realizada uma cerimónia dedicada a dirigentes.

O presidente da Câmara do Porto agradeceu a "sensibilidade" do Presidente da República por ter escolhido esta cidade para a cerimónia de Imposição das Insígnias da Ordem de Mérito.

 

O autarca lembrou as "muitas pessoas do Porto que viveram com emoção" a "grande vitória em França" da selecção e destacou os "muitos portuenses, muitas pessoas do Norte que estavam desesperadas para ter a possibilidade de ver a taça" e também de cumprimentar os hoje homenageados jogadores.

1 de 8

 

Rui Moreira aproveitou ainda para agradecer ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol "pelas escolhas que tem feito" e que "muito contribuíram para esta extraordinária vitória". Aos jogadores, o presidente da Câmara do Porto deixou também uma palavra: "Esta taça que olhamos e que chamamos nossa (...) é antes de mais vossa".

 

A comitiva lusa chegou ao edifício dos Paços do Concelho no Porto antes das 18h30, hora prevista para o início da cerimónia, com o capitão Nani a "carregar" a taça conquistada a 10 de Julho na final frente à França.

 

A selecção surgiu no Porto sem o "capitão" Cristiano Ronaldo, que está lesionado e falhou a convocatória para o particular de quinta-feira com Gibraltar, além dos também ausentes Renato Sanches, Vieirinha e Anthony Lopes. Além dos campeões europeus, também marcaram presença João Cancelo e André Silva, chamados por Fernando Santos que também fez regressar Luís Neto e Bernardo Silva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela