Secções
Entrar

Mulheres trans excluídas de eventos de atletismo feminino

Débora Calheiros Lourenço 23 de março de 2023 às 21:55

O órgão regulador do atletismo avançou que a medida entra em vigor a 31 de março e pretende "proteger o futuro da categoria feminina".

O conselho da World Athletics, antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo, votou a proibição de mulheres transgénero competirem em competições femininas de elite se tiverem vivido a puberdade enquanto rapazes.

Kirby Lee-USA TODAY Sports

O órgão regulador garante que a medida, que entra em vigor a 31 de março, pretende "proteger o futuro da categoria feminina". Seb Coe, presidente da Associação, admitiu que esta pode ser uma decisão controversa mas garante que o atletismo é guiado por um "princípio abrangente de justiça" e que a ciência demonstra a vantagem masculina no desempenho físico.

"As decisões são sempre difíceis quando envolvem necessidades e direitos que entram em conflito, mas continuamos a considerar que devemos manter a justiça para as atletas acima de todas as outras considerações. Acreditamos que a integridade da categoria feminina no atletismo é fundamental", referiu após a tomada de decisão. Ainda assim garante que esta não é uma decisão "para sempre" e que se pode alterar consoante o resultado de novas investigações.

A World Athletics vai também desenvolver um grupo de trabalho para consultar atletas transgénero e estudar os próximos passos para a sua inclusão. Seb Coe revelou que a World Athletics fez uma "consulta há uns meses para provocar o debate" e ter a opinião de "todas as nossas partes interessadas, incluindo atletas, treinadores e federações membros" de forma a conseguir tomar uma decisão ponderada e de acordo com a opinião dos seus associados.

Esta é uma questão que tem sido debatida em vários desportos depois da levantadora de peso Laurel Hubbard se ter apurado para os Jogos Olímpicos em 2021, depois de ter feito a sua transição de sexo aos 30 anos.

Desde então a maioria das modalidades tem permitido que as mulheres trans compitam desde que os seus níveis de testoterona estejam controlados e sejam apresentados antes. Ainda assim os últimos estudos demonstram que as mulheres transexuais mantêm uma vantagem a nível de força, resistência, potência e capacidade pulmonar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela