Secções
Entrar

Mohamed Salah novamente eleito melhor futebolista de África

08 de janeiro de 2019 às 21:46

O futebolista egípcio foi eleito pela segunda vez seguida melhor jogador africano de do ano, batendo o senegalês Sadio Mané e o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang.

O futebolista egípcio Mohamed Salah foi esta terça-feira eleito pela segunda vez seguida melhor jogador africano de do ano, batendo o senegalês Sadio Mané e o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang.

"Não acredito que passou um ano desde a última vez que estive neste palco. Este prémio é muito importante para mim. Adoro-o porque o via em pequeno e sonhava em ganhá-lo um dia: agora é a segunda vez", congratulou-se o avançado do Liverpool, na cerimónia que decorreu em Dacar.

Salah tornou-se o quarto jogador a erguer o troféu em dois anos consecutivos, depois dos senegaleses El Hadji Diouf (2001 e 2002) e Yaya Touré (2011 e 2012) e do camaronês Samuel Eto'o (2003 e 2004).

O avançado de 26 anos revelou-se "muito orgulhoso" do seu feito e agradeceu o prémio à "família, colegas de equipa e adeptos", dedicando-o ao seu país, o Egito.

Segundo o site Africanews, Salah recebeu 64% do total de 194 votos, enquanto Mané, seu colega de equipa no Liverpool, teve 22%. Aubameyang, que atua no rival Arsenal, recolheu a preferência de 14%.

O pódio é exatamente igual ao de 2017, sendo que a única diferença na altura é que Aubameyang atuava nos alemães do Borussia Dortmund. O ponta de lança dos 'gunners' venceu o prémio em 2015 e foi segundo em 2016.

A sul-africana Chrestinah Kgatlana, melhor marcadora da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2018, foi eleita jogadora do ano, enquanto a sua compatriota Desiree Ellis foi desiganda melhor treinadora, depois de ter conduzido a África do Sul à final da CAN, perdida para a Nigéria no desempate por penáltis.

A Nigéria foi votada como melhor equipa feminina e a Mauritânia eleita a melhor seleção masculina, enquanto o francês Hervé Renard, que dirige Marrocos, foi votado o melhor técnico do ano pela terceira por uma equipa masculina, e Achraf Hamiki, marroquino nascido em Espanha, foi distinguido como melhor jogador jovem.

Eleito pela primeira vez pelos jogadores, o 'onze' africano de 2018 é dominado pela liga inglesa: Denis Masinde Onyango (Uga/Mamelodi Sundowns), Kalidou Koulibaly (Sen/Nápoles), Serge Aurier (Cmf/Tottenham), Mehdi Benatia (Mar/Juventus), Eric Bailly (Cmf /Manchester United), Riyad Mahrez (Alg/Manchester City), Naby Keita (Gui/Liverpool), Thomas Partey (Gan/Atlético Madrid), Mohammed Salah (Egi/Liverpool), Sadio Mané (Sen/Liverpool), Pierre-Emerick Aubameyang (Gab/Arsenal)

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela