Secções
Entrar

Militares destacados no Afeganistão enviam vídeo de apoio à seleção nacional de futebol

14 de novembro de 2020 às 12:16

O vídeo de cerca de um minuto e meio faz uma associação entre as dinâmicas de uma força de combate e de uma equipa de futebol em campo, alternando imagens dos militares da 5.ª Força Nacional destacada na missão da NATO 'Resolution Support' envergando a farda e equipamento militar e o equipamento da seleção nacional de futebol.

Os militares portugueses destacados no Afeganistão gravaram um vídeo para desejarem boa sorte e deixarem uma mensagem de esperança à seleção nacional de futebol que este sábado defronta a seleção francesa na Liga das Nações.

O vídeo de cerca de um minuto e meio faz uma associação entre as dinâmicas de uma força de combate e de uma equipa de futebol em campo, alternando imagens dos militares da 5.ª Força Nacional destacada na missão da NATO 'Resolution Support' envergando a farda e equipamento militar e o equipamento da seleção nacional de futebol.

"Cada um de nós combate no seu terreno, por Portugal" é o mote do vídeo, que deixa várias mensagens à seleção nacional de futebol, lembrando a necessária preparação "antes de entrar em ação" e que é preciso entrar em campo "motivado e ponto para dar tudo".

"Para ultrapassares os obstáculos, fazes o que melhor sabes, com garra e vontade" refere ainda o texto que acompanha o vídeo lembrando que "no final, o todo é maior do que a soma das partes" e pedindo à seleção nacional de futebol que hoje "combata por nós".

Num comunicado divulgado, o Estado Maior General das Forças Armadas refere que antes da partida desta força para o Afeganistão, a Federação Portuguesa de Futebol forneceu um conjunto de equipamentos para cada militar, o que permitiu a realização deste vídeo através de imagens que associam as dinâmicas de uma força de combate e de uma equipa de futebol no 'campo de batalha'.

Esta 5.ª Força Nacional Destacada no Afeganistão é composta por 168 militares do Exército português, que são responsáveis pela segurança dos cerca de 5.000 residentes no aeroporto internacional 'Hamid Karzai', em Cabul.

Portugal recebe hoje a França em encontro da quinta jornada do grupo 3 da Liga das Nações A, que pode ser decisivo para o apuramento para as meias-finais.

As duas seleções têm ambas 10 pontos, mas a seleção nacional lidera o grupo, com melhor diferença de golos (9-1 contra 7-3), quando faltam disputar duas rondas.

O jogo está agendado para 19h45, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será dirigido pelo alemão Tobias Stieler.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela