Secções
Entrar

Miguel Oliveira assume “desacordo” com a KTM por não ser promovido à equipa de fábrica

24 de outubro de 2019 às 15:41

Diretor desportivo, Mike Leitner, garante que foi o piloto de Almada que "preferiu ficar na equipa atual".

O piloto portuguêsMiguel Oliveiraadmitiu, esta quinta-feira, ter tido "um desacordo" com aKTMpor não ter sido promovido à equipa de fábrica para a próxima temporada de MotoGP.

Falando aos jornalistas à margem do Grande Prémio da Austrália de motociclismo, o piloto português frisou que respeita "a decisão". "Foi-me perguntado em Misano [São Marino] se estava confortável por Mikka Kallio [piloto de testes] ir para a equipa no resto do ano [quando foi anunciada a saída do francês Johann Zarco] e eu disse que, sendo para as últimas corridas da temporada e sendo o Mikka não havia problema, até porque já tinha uma boa relação com a equipa [Tech3]. Mas quando a situação mudou [com a chamada do sul-africano Brad Binder, da mesma idade que Miguel Oliveira] senti que talvez não fosse merecedor do lugar. Foi assim que as coisas se desenrolaram e respeito a KTM e as suas decisões", explicou o piloto português, em declarações reproduzidas pelo site oficial da MotoGP.

Miguel Oliveira diz que esta decisão "faz sentido para eles, mas só para eles [KTM]". "Tenho de esperar para ver o que me reserva o futuro. Este ano era suposto termos uma mota igual à de fábrica e isso só aconteceu recentemente. Por isso, quem sabe como será no próximo ano", questiona o português.

Miguel Oliveira sabe que, "estando numa equipa de fábrica, há a garantia de ter uma mota de fábrica e está-se mais envolvido no desenvolvimento das peças para além de se poder testar muitas outras coisas".

"Para mim, tendo mais um ano de experiência em MotoGP [do que Binder], fazia mais sentido estar lá [na equipa de fábrica]. Mas para eles [KTM] não e é nisso que discordamos", frisou. "No entanto, respeito as decisões da KTM", garantiu.

A finalizar, confirmou que Mike Leitner, o diretor desportivo da KTM, o abordou. "Expliquei-lhe o que sentia sobre a decisão, mas não fez diferença nenhuma. Portanto, claramente já tinham uma decisão tomada e só falaram comigo para me fazer perder tempo", sublinhou Miguel Oliveira.

Ao mesmo site oficial da competição, Mike Leitner reafirmou que a decisão de ficar na Tech3 era do piloto português. "O Miguel teve a oportunidade de vir, mas preferiu ficar na equipa atual. Sabe que lhe daremos o mesmo material que à equipa de fábrica", sublinhou Leitner.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela