Secções
Entrar

Lamine Yamal denunciado por ter contratado anões para a sua festa de 18 anos

Luana Augusto 14 de julho de 2025 às 15:58

A Lei Geral de Direitos das Pessoas com Incapacidade proíbe expressamente este tipo de práticas.

A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) anunciou no domingo que iria tomar medidas legais, por o jogador do Barcelona Lamine Yamal ter contratado anões como entretenimento para a sua festa de 18 anos - uma prática proibida por lei.

Christian Charisius/picture-alliance/dpa/AP Images

Segundo avançou a presidente da ADEE, Carolina Puente, citada pelo jornalLa Vanguardia, "durante a festa de anos do jovem futebolista, figura relevante para o desporto espanhol, contrataram-se pessoas com nanismo unicamente para atividades de espetáculo".

Para a associação, "este tipo de práticas são intoleráveis porque perpetua estereotipos, alimenta a discriminação e mina a imagens e os direitos de quem tem acondroplasia ou outras displasias esqueléticas, assim como todas as pessoas com incapacidades". Foi por este motivo que a ADEE anunciou através e um comunicado que irá avançar com ações legais contra o jogador, de forma a "salvaguardar a dignidade das pessoas com incapacidades". "Estes atos violaram não apenas a legislação vigente, como também os valores éticos fundamentais de uma sociedade que se pretende igualitária e respeitosa".

Em comunicado, Calorina Puente frisou ainda que "é inaceitável que em pleno século XXI se continue a utilizar as pessoas com nanismo como diversão em festas privadas" e considera que a situação se torna ainda mais grave "quando estes atos envolvem figuras públicas como Lamine Yamal". "A dignidade e os direitos do nosso coletivo não são entretenimento para ninguém."

Carolina Puente acrescenta que "quando uma pessoa com influência social participa neste tipo de atos, o dano é muito maior, porque transmite-se à sociedade -especialmente os jovens." Já a ADEE recordou ainda a Lei Geral de Direitos das Pessoas com Incapacidade, que proíbe expressamente este tipo de práticas. "Ficam proibidos os espetáculos ou atividades recreativas em que se use pessoas com incapacidade."

A presidente adiantou ainda que os membros da associação "não vão ficar calados". "Defenderemos a dignidade e os direitos do nosso coletivo em todos os âmbitos e exigiremos que sejam assumidas as responsabilidades para que atos como estes não se voltem a repetir. Convidamos todas as pessoas com acondroplasia ou displasias esqueléticas a procurarem a associação: estamos aqui para apoiar, orientar e construir novas oportunidades."

O jogador da seleção nacional completou no domingo 18 anos, mas os festejos anconteceram no sábado. Tendo incluido almoço e jantar para a família e amigos, seguido de uma festa privada - para a qual terão sido contratadas as pessoas com nanismo - onde estiveram presentes mais de 200 convidados. Surgiram ainda rumores de que o jovem teria também contratado prostitutas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela