Hungria cada vez mais provável como adversária de Portugal nos 'oitavos' do Euro'2024
Magiares, que venceram a Escócia e acabaram no 3.º posto do grupo A, podem ser um dos melhores terceiros.
Portugal já sabe, desde anteontem, que defrontará nos oitavos de final do Euro'2024 - dia 1 de julho, em Frankfurt - o 3.º classificado dos grupos A, B ou C.Com os resultados desta noite, o grupo B ficou efetivamente fechado, com a Itália a juntar-se à Espanha no caminho para os oitavos de final e a colocar a Croácia no 3.º lugar e, portanto, na rota de Portugal,embora este seja um cenário pouco provável. Passamos a explicar: neste momento, os croatas estão no 5.º lugar entre os melhores terceiros classificados, com 2 pontos e um saldo de 3:6 (golos marcados:golos sofridos), atrás da Hungria que, entre as seleções que já terminaram a fase de grupos é atualmente a melhor colocada, com 3 pontos e um saldo de 2:5. Contudo, ao dia de hoje a Áustria e a Eslováquia são as melhores terceiras classificadas, ambas com 3 pontos e um saldo mais positivo do que os húngaros - os austríacos têm 3:2, ao passo que os eslovacos têm saldo neutro 2:2.
Para a Croácia ser totalmente eliminada - algo que poderá ficar já definido esta terça-feira -, a Eslovénia (grupo C) não precisa de fazer quase nada, basta não perder por mais do que 2-0 diante da Inglaterra. Enquanto que a República Checa (grupo F) terá de fazer frente à Turquia um resultado igual ou melhor do que aquele que a Geórgia conseguir diante de Portugal, tendo obrigatoriamente que pontuar para ultrapassar a Croácia no ranking dos melhores terceiros. Com um empate na última jornada - esperando que a Geórgia não provoque uma enorme surpresa e vença Portugal -, os checos asseguram o 3.º lugar do grupo F e ultrapassam automaticamente a Croácia no ranking dos terceiros, atirando os croatas para fora do Euro'2024, já sem quaisquer hipóteses de seguir em frente.Neste cenário, apenas os terceiros classificados dos grupos A e C poderão defrontar Portugal nos 'oitavos', deixando a Seleção Nacionalcom 80% de probabilidades de defrontar o 3.º do grupo A (Hungria) e 20% de bater-se com o 3.º do grupo C.
No grupo C,se a Eslovénia empatar frente à Inglaterra e a Dinamarca pelo menos empatar com a Sérvia, os húngaros caem instantaneamente para o 4.º lugar do ranking entre os melhores terceiros, uma vez que os eslovenos terminam em 3.º e com um saldo de golos mais favorável do que os húngaros, uma vez que será sempre neutro, independentemente do resultado com os ingleses.
No grupo D,Holanda e França já estão apuradas, embora possam qualificar-se para os oitavos de final ainda na vaga dos melhores terceiros classificados, pois ambas somam já quatro pontos. AÁustria já sabe que não ficará abaixo do 3.º lugar, independentemente do resultado do seu jogo contra a Holanda e do França-Polónia, fruto da vitória sobre os polacos (3-1) na segunda jornada. Para ficarem à frente dos húngaros no ranking dos melhores terceiros, a Áustria pode até perder por 4-0 na última jornada, ficando com um saldo de 3:6 e, portanto, melhor do que a Hungria (2:5), mantendo-se no grupo dos quatro melhores terceiros.
No grupo E,muito dificilmente o 3.º classificado não irá apurar-se para os oitavos de final. Roménia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia têm todas 3 pontos e, em caso de empate nos dois últimos jogos, existe a particularidade de a seleção eliminada (Ucrânia neste cenário) ter o mesmo número de pontos das 3 classificadas (4). Neste cenário, Eslováquia apura-se no lote dos melhores terceiros, com os tais 4 pontos, à frente da Hungria, tal como mostra a classificação dos melhores terceiros ao dia de hoje.
Já no grupo F,se imperar a lógica(Portugal vence a Geórgia e Turquia, no mínimo, pontua com a Rep. Checa), são os checos que irão ocupar o 3.º lugar, somando 2 pontos. A derrota de georgianos e checos na última jornada significará automaticamente que nenhum dos dois avançará para os oitavos de final, deixando a chave final da seguinte forma: ACDE. Assim, Portugal defrontará a Hungria nos oitavos de final,aquele que é o cenário mais provável, mas não o definitivo.
Outro cenário bem provável prende-se com o facto de ninguém do grupo C apurar-se como um dos melhores terceiros classificados. Neste cenário, Inglaterra vence a Eslovénia, que fica com 2 pontos, e a Dinamarca empata, pelo menos, com a Sérvia (tem 1 ponto), fazendo com que os sérvios não somem mais do que 2 pontos no final da 3.ª jornada (dinamarqueses apurar-se-iam com 3 pontos no 2.º lugar). Assim, tanto Eslovénia como a Sérvia não figurariam entre os quatro melhores terceiros classificados, contando que Turquia, República Checa ou Geórgia (grupo F), uma destas três, não se apurem como uma das melhores terceiras. Caso um dos quatro apurados via melhores terceiros colocados saia do grupo F, a chave final seria ADEF,que manteria a Hungria como o provável adversário de Portugal nos 'oitavos'.
Para os oitavos de final, nos quais já estão Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Inglaterra, França e Holanda, qualificam-se os dois primeiros de cada agrupamento e os quatro melhores terceiros.
Os seis possíveis adversários de Portugal neste momento:
- Hungria (grupo A)
- Croácia (grupo B)
- Inglaterra (grupo C)
- Dinamarca (grupo C)
- Eslovénia (grupo C)
- Sérvia (grupo C)
Atual ranking dos terceiros:
1.º Áustria (grupo D), 3 pontos/2 jogos (3-2 em golos)
2.º Eslováquia (grupo E), 3/2 (2-2)
3.º Hungria (grupo A), 3/3 (2-5)
4.º Eslovénia (grupo C), 2/2 (2-2)
5.º Croácia (grupo B), 2/3 (3-6)
6.º Rep. Checa (grupo F), 1/2 (2-3)
9 combinations are no longer possible, only 6 remain.
ACDE remains the most probable one, followed by ADEF.#euro2024 pic.twitter.com/CDgZCQvrkM
Edições do Dia
Boas leituras!