Secções
Entrar

'Herói' da 'reconquista' Bruno Lage sai do Benfica pela 'porta pequena'

29 de junho de 2020 às 22:49

Luís Filipe Vieira aceitou a demissão do técnico depois de uma derrota na Madeira.

O treinador Bruno Lage conquistou em 2018/19 um campeonato 'perdido', e foi elevado a 'herói', mas, um ano depois, comprometeu um 'bis' que parecia conquistado e sai pela 'porta pequena' do comando da equipa de futebol do Benfica.

Dois jogos em casa com o Santa Clara são o paradigma da sua passagem pelo clube 'encarnado', do 4-1 de 18 de maio de 2019, que valeu a 'reconquista', numa Luz em festa, ao 3-4 de 23 de junho de 2020, num 'adeus' ao título vazio e silencioso.

A saída parecia óbvia, há seis dias, mas Bruno Lage 'quis' ter mais uma oportunidade e hoje, voltou a perder, no reduto de um 'aflito' Marítimo, com estrondo (0-2), para um total de duas 'míseras' vitórias nos seus últimos 13 jogos pelo conjunto da Luz.

Um ano, cinco meses e 22 dias depois de assumir, então "provisoriamente", o comando da equipa, Bruno Lage sai, assim, da pior forma, ainda que com um balanço global de dois títulos, a I Liga da época passada e a Supertaça, conquistada a abrir 2019/20, com uma goleada (5-0) ao Sporting, no Algarve.

Nascido em Setúbal em 12 de maio de 1976, há 44 anos, Bruno Lage também conseguiu outros resultados marcantes e registos ímpares, uns positivos e outros negativos, os que conduziram à saída, depois de ter renovado até 30 de junho de 2023.

Para a 'lenda', entraram o 10-0 ao Nacional ou o 2-1 no Dragão, na I Liga 2018/19, na qual conseguiu 18 vitórias, mais um empate (2-2 na receção ao Belenenses), em 19 jogos, o primeiro também marcante (0-2 para 4-2), face ao Rio Ave.

No campeonato, também fez história com 85 pontos nos primeiros 30 jogos, algo que nenhum treinador conseguira, e 18 vitórias seguidas fora, numa série iniciada na época passada e que prosseguiu na presente, terminando no Dragão, com um desaire por 3-2: então poderia ter ficado com 10 pontos à maior, à 20.ª ronda.

Esse encontro, em 8 de fevereiro de 2020, marca a 'viragem' no trajeto de Bruno Lage no Benfica: apenas duas vitórias em 13 encontros, como em 2007/08 (dois triunfos, seis empates e cinco derrotas, entre 21 de fevereiro e 20 de abril de 2008).

Neste ciclo, os cinco jogos seguidos sem vencer na Luz, três antes e dois após a paragem devido ao covid-19, só não inéditos devido ao Regional de Lisboa de 1930/31, sendo que a última vitória data de 04 de fevereiro (3-2 ao Famalicão).

No total, o técnico que transitou da equipa B e que, no Benfica, já tinha passado por quase todos os escalões inferiores, antes da experiência nos Emirados Árabes Unidos e Inglaterra, somou 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas (181-76 em golos).

O primeiro dos 76 jogos da 'era' Lage aconteceu em 06 de janeiro de 2019: três dias após substituir Rui Vitória, trocou o '4-3-3' pelo '4-4-2' e bateu o Rio Ave por 4-2, depois de estar a perder por 2-0, com 'bis' de João Félix e Seferovic.

Depois de quatro vitórias, sofreu o primeiro desaire, com o FC Porto (1-3), nas meias-finais da Taça da Liga, mas a resposta foi muito positiva, em forma de seis vitórias consecutivas, incluindo duas face ao Sporting e um 10-0 ao Nacional.

Após este ciclo, renovou em 19 de fevereiro até 30 de junho de 2023 e, em 02 de março, arrebatou no Dragão a liderança da I Liga, com um 2-1, numa reviravolta selada por João Félix e Rafa.

O jogo seguinte no campeonato deu empate, com o Belenenses SAD (2-2), mas esse acabou por ser o único deslize no campeonato: em 19 jogos, ganhou 18 e tornou-se o segundo campeão no Benfica em ano de 'chicotada' e o primeiro após recuperar sete pontos.

A 'reconquista' acabou por secundarizar os 'falhanços' na Liga Europa (eliminação nos 'quartos', face ao Eintracht Frankfurt) e na Taça de Portugal (nas 'meias', frente ao Sporting).

O grande objetivo da época 2018/19 foi alcançado e a atual temporada não poderia ter começado melhor, com um 5-0 ao Sporting, na Supertaça, já depois de uma pré-época com uma vitória de prestígio na International Champions Cup.

No campeonato, o Benfica também arrancou da melhor forma e, mantendo a bitola da época anterior, desde a entrada de Lage, venceu 18 dos primeiros 19 jogos, construindo uma vantagem de sete pontos sobre o FC Porto, a 'ameaçar' o 'bis'.

O desaire caseiro face aos 'dragões' (0-2) perdurou, então, como um 'acidente', mais do que nova eliminação na fase de grupos da 'Champions', num trajeto marcado pelas poupanças, nunca assumidas, de jogadores, sempre a dar prioridade ao campeonato.

Um 1-2 com o Leipzig e um 1-3 em São Petersburgo cedo comprometeram, os dois jogos com o Lyon não ajudaram (2-1 em casa e 1-3 fora) e o sonho do apuramento morreu na Alemanha, onde o Benfica deixou fugir um 2-0 sobre o final (2-2). A finalizar, o 3-0 ao Zenit valeu a Liga Europa.

O falhanço na Taça da Liga, com três empates na fase de grupos, não fez grande mossa, face à liderança firme no campeonato, mas, com novo desaire face ao FC Porto (2-3), agora no Dragão, na 20.ª ronda da I Liga, tudo começou a mudar.

O Benfica entrou num ciclo muito negativo, que a paragem devido ao covid-19 não alterou e, em 13 jogos, só conseguiu vencer em Barcelos (1-0) e em Vila do Conde, face a um Rio Ave reduzido a nove (2-1), somando mais seis empates e cinco derrotas.

A final da Taça salvou-se, com um empate 'aflito' em Famalicão (1-1), mas o campeonato complicou-se irremediavelmente, com 20 pontos perdidos em nove jogos, e a Liga Europa acabou nos 16 avos, perante o Shakhtar (1-2 fora e 3-3 em casa).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela