Secções
Entrar

Guimarães bate Famalicão por 7-0 na maior goleada deste campeonato

08 de fevereiro de 2020 às 17:59

O Guimarães, que não vencia fora de casa há mais de quatro meses, subiu ao sétimo lugar, com 28 pontos, a quatro do Famalicão.

O Vitória de Guimarães conseguiu hoje a maior goleada em jogos fora de casa para a I Liga portuguesa de futebol, ao impor-se no estádio do Famalicão por 7-0, num jogo da 20.ª jornada que dominou totalmente.

Os vimaranenses superaram as goleadas por 5-0 conseguidas nos redutos do Atlético (1962/63) e do Varzim (1968/69), numa partida em que marcaram dois golos nos 15 primeiros minutos, por Bruno Duarte (cinco) e João Carlos Teixeira (14), ficou em superioridade numérica após expulsão de Anderson (26), e chegou a números históricos com tentos de Marcus Edwards (49 e 79), Pepê (52), de novo João Carlos Teixeira (54) e Davidson (67).

Num jogo em que se apresentou maioritariamente com segundas opções, na antecâmara da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, com o Benfica, na terça-feira, o Famalicão tornou-se a pior defesa do campeonato, com 36 golos sofridos, e manteve os 32 pontos, podendo ser alcançado na quinta posição pelo Rio Ave, enquanto o Vitória ascendeu ao sétimo posto, com 28.

O médio Gustavo Assunção foi o único elemento que se manteve 'onze' do Famalicão, face ao embate da primeira mão da 'prova rainha', com o Benfica (derrota por 3-2), ao passo que os vitorianos surgiram com um trio atacante diferente, composto por Marcus Edwards, Ola John e Bruno Duarte, avançado que inaugurou o marcador com um desvio subtil na pequena área, após passe de André André.

A equipa treinada por João Pedro Sousa quis reagir ao golo sofrido, mas, na hora de subir no terreno, deixou muito espaço entre a defesa e os elementos ofensivos, situação que o opositor aproveitou continuar a criar perigo e dilatar a vantagem: após perda de bola de Ofori, João Carlos Teixeira atirou para o fundo das redes, com um disparo rasteiro e cruzado, ainda fora da área.

Depois de André André ter falhado o terceiro golo vitoriano aos minutos 16 e 23, a equipa treinada por Ivo Vieira viu-se ainda mais confortável no jogo quando o famalicense Anderson foi expulso após pisar Florent no meio-campo, o que o árbitro Fábio Veríssimo considerou passível de cartão vermelho após a consulta do videoárbitro (VAR).

Em inferioridade numérica, os anfitriões recuaram no terreno, mas a baliza à guarda de Defendi continuou sob ameaça até ao intervalo, por João Carlos Teixeira, num remate por cima, aos 32 minutos, e de Marcus Edwards, à trave, aos 39.

O treinador João Pedro Sousa trocou Gustavo Assunção por Racic no meio-campo famalicense após o intervalo e Ofori foi o autor do primeiro remate perigoso para os da casa, ao minuto 46, mas o Vitória respondeu com três golos em menos de 10 minutos.

O inglês Marcus Edwards apontou o 3-0, com um remate que embateu em Racic, Pepê alargou a vantagem pouco depois, num disparo que ressaltou num adversário e na trave antes de tocar as redes, e João Carlos Teixeira 'bisou' num lance em que contornou Defendi, antes de encostar para o fundo das redes.

O resultado foi fechado por Davidson, com um remate rasteiro e cruzado no interior da área, e por Edwards, que se isolou e contornou o guardião adversário, antes de 'bisar'.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela