Secções
Entrar

Federação Espanhola de Futebol despede secretário-geral

Leonor Riso 20 de setembro de 2023 às 22:41

Saída foi condição apresentada pelas jogadoras da seleção feminina para travar boicote.

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) despediu Andreu Camps, o seu secretário-geral, depois de ter chegado a acordo com as jogadoras da seleção feminina de futebol que ameaçavam boicotar a equipa.

REUTERS/Isabel Infantes

O protesto já terminou, depois de a RFEF e as jogadoras terem reunido até à madrugada de quarta-feira. Após um encontro de sete horas, a RFEF comprometeu-se a fazer "mudanças profundas e imediatas".

A reunião contou com as jogadoras, com membros da RFEF, com representantes do Conselho Nacional do Desporto e do sindicato FUTPRO.

Entre seis e nove membros da Federação serão demitidos ou convidados a sair, segundo a agência Reuters.

As jogadoras tinham prometido não voltar a representar Espanha a não ser que houvesse mais mudanças na federação além da saída do presidente Luis Rubiales, que beijou a jogadora Jenni Hermoso sem consentimento nos festejos do título mundial.

Duas jogadoras convocadas para a Liga das Nações, Mapi Leon e Patri Gujiarro, consideraram que não se sentiam prontas para voltar e querem ver "um processo" de mudança. Ambas estiveram envolvidas numa revolta das jogadoras antes do Mundial.

Montse Tome, a nova selecionadora, chamou 20 das jogadoras que estavam a boicotar a equipa. Jenni Hermoso não foi convocada, e questionou oporquê.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela