Secções
Entrar

Destituição à vista? Federação espanhola reúne para discutir caso Rubiales

Leonor Riso 23 de agosto de 2023 às 08:53

Um site espanhol adianta que declarações atribuídas à jogadora foram fabricadas pela RFEF. Beijo a Jenni Hermoso foi alvo de duras críticas do governo.

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) convocou uma assembleia geral extraordinária para debater a polémica em torno do beijo dado por Luis Rubiales, presidente do organismo, à futebolista Jenni Hermoso durante as celebrações do título mundial de futebol feminino. 

De acordo com a imprensa espanhola, o caso pode acabar com a destituição do presidente da RFEF. A assembleia está marcada para sexta-feira, dia 25, às 12 horas locais (11 horas em Portugal continental). A saída de Rubiales pode ocorrer caso um terço dos membros da assembleia considere que ele violou o protocolo sobre violência sexual. 

Além do beijo, Luis Rubiales foi filmado a agarrar os genitais enquanto estava na tribuna de honra. 

A sua atuação foi muito criticada pelo presidente do governo espanhol em funções, Pedro Sánchez, que depois de se ter reunido com o rei de Espanha considerou que o beijo "foi um gesto inaceitável" e que o vídeo em que Rubiales pediu desculpas não chega. "As desculpas do senhor Rubiales não são suficientes; aliás, nem são adequadas."

O governo espanhol pode atuar contra Luis Rubiales através do Tribunal Administrativo do Desporto, segundo os media espanhóis, mas não é claro se o vai fazer.

REUTERS/Juan Medina

Rubiales terá pedido a Hermoso que participasse no vídeo de desculpas

De acordo com o site Relevo, Luis Rubiales pediu a Jenni Hermoso que participasse no vídeo em que pede desculpas, gravado no aeroporto de Doha, no Qatar. Contudo, a jogadora recusou. 

Além disso, a RFEF é acusada de ter fabricado declarações atribuídas à futebolista sobre o beijo. "Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela alegria imensa de ganhar um Mundial. O presidente e eu temos uma grande relação, o seu comportamento com todas nós foi nota 10, e foi um gesto natural de carinho e agradecimento", divulgou a Federação. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela