Secções
Entrar

Marketa Vondrousova conquista seu primeiro título e reescreve a história

Lusa 15 de julho de 2023 às 16:16

A jogadora checa foi a primeira não cabeça de série a marcar presença na final em Wimbledon na era Open (desde 1968) e a primeira depois de Billie Jean King, em 1963.

A checa Marketa Vondrousova tornou-se este sábado a primeira tenista não cabeça de série a vencer o torneio de Wimbledon, ao impor-se na final à tunisina Ons Jabeur, por duplo 6-4, conquistando o primeiro Grand Slam da carreira.

REUTERS/Dylan Martinez

Vondrousova, 42.ª classificada do ranking mundial, que até ao início do torneio londrino tinha apenas dois triunfos em piso de relva, precisou de uma hora e 22 minutos para bater Jabeur, número seis do mundo, derrotada novamente no encontro decisivo, tal como sucedeu em 2022, frente à cazaque Elena Rybakina.

A checa, que tinha como ponto alto a presença na final de Roland Garros, em 2019, já garantiu um lugar no top 10 na próxima atualização da hierarquia da WTA, na segunda-feira, passando a ocupar, precisamente, o 10.º posto, a melhor colocação da carreira, superando o 16.º alcançado em 2019.

Vondrousova, de 24 anos, já tinha feito história nas meias-finais do terceiro 'major' de 2023, quando eliminou a ucraniana Elina Svitolina e se tornou a primeira não cabeça de série a atingir a final em Wimbledon desde a norte-americana Billie Jean King, em 1963.

"O ténis é uma loucura, ganhar este torneio, depois de tudo por que passei...", desabafou a checa, que falhou a prova no ano passado devido a uma lesão na mão, enquanto a tunisina não escondia ter sofrido "a pior derrota".

Jabeur, que disputou três finais de torneios do Grand Slam, mas não venceu nenhuma, surgiu determinada em inverter essa tendência, ao impor-se no primeiro serviço da adversária, mas Vondrousova dominou o nervosismo e respondeu de imediato, estabelecendo o 2-1.

O cenário repetiu-se nos sexto e sétimo jogos do primeiro set, até que Vondrousova, a terceira checa a vencer em Wimbledon, depois de Jana Novotna e Petra Kvitova, quebrou o serviço de Jabeur para fazer o 5-4 e fechou o parcial com um jogo em 'branco' no seu serviço.

No segundo set, foi a vez de Jabeur ter de responder à quebra de serviço da adversária logo a abrir, empatando 1-1, e a tunisina ficou em boa posição para obrigar à realização de um terceiro parcial quando conseguiu o 3-1, numa altura em que Vondrousova parecia acusar a pressão.

A checa voltou a recompor-se e quebrou o serviço de Jabeur no jogo seguinte (3-2), repetindo o desfecho do primeiro set, quando voltou a impor-se no 'saque' da tunisina num momento-chave, conseguindo o 5-4 e fechando depois o encontro ao segundo 'match point'.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela