Secções
Entrar

Caso Rubiales: federação inglesa também acusou Rubiales de tocar nas suas jogadoras

Débora Calheiros Lourenço 08 de dezembro de 2023 às 12:25

Os presidentes das duas federações finalistas encontravam-se lado a lado durante a cerimónia de entrega de medalhas no final do jogo altura em que Rubiales beijou o Jennifer Hermoso e terá tocado indevidamente em jogadoras espanholas.

A presidente da Federação Inglesa de Futebol, Debbie Hewitt acusou o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, de ter tocado indevidamente nas jogadoras inglesas durante a final do Campeonato do Mundo Feminino, que Espanha acabou por vencer.

As alegações tornaram-se públicas na quarta-feira, depois de a FIFA ter publicado uma lista de razões que levaram a entidade a proibir Rubiales de "todas as atividades relacionadas com o futebol" durante três anos.

Os presidentes das duas federações finalistas encontravam-se lado a lado durante a cerimónia de entrega de medalhas no final do jogo, que decorreu em agosto, e durante a avaliação do processo contra Rubiales Debbie Hewitt fez várias alegações sobre a forma como o espanhol "tocou e acarinhou o rosto da jogadora inglesa Laura Coombs e, em seguida, aparentemente beijou com força o rosto da jogadora inglesa Lucy Bronze".

A presidente da Federação Inglesa de Futebol terá acrescentado que "se sentiu profundamente desconfortável e embaraçada" pela forma como Rubiales cumprimentou as jogadoras espanholas, o que incluiu uma palmada nas nádegas de uma delas.

O beijo de Luis Rubiales a Jennifer Hermoso foi descrito como "total e forçosamente na boca", o que deixou Debbie Hewitt "ligeiramente chocada" pois ficou automaticamente claro que não foi consensual: "A agressão e a força pareceram-lhe inadequadas".

Contrariamente a este testemunho, Rubiales continua a afirmar que o beijo foi "mútuo" e, de acordo com a FIFA, classificou as afirmações de Debbie Hewitt como "nojentas" e "mentiras flagrantes" afirmado ainda que a sua declaração "presta um mau serviço à sua posição como presidente da Federação Inglesa".

Ainda assim a FIFA rejeitou o testemunho de Rubiales garantindo que não existiam motivos para duvidar do testemunho de Hewitt.

Rubiales está também a ser investigado por "crimes de agressão sexual e coerção" num processo movido pelo Ministério Público espanhol.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela